Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43649

Share on

Title: Trabalhando o conceito de tempo através do uso de canções com alunos do ensino fundamental II.
Authors: SILVA, Tais Maria da
Keywords: Física - Estudo e ensino; Física - Canções e música; Tempo; Arte na educação; Aprendizagem
Issue Date: 30-Aug-2018
Citation: SILVA, Tais Maria da Silva. Trabalhando o conceito de tempo através do uso de canções com alunos do ensino fundamental II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Neste trabalho apresentamos uma proposta didática de utilização de letras de canções como ferramenta para auxiliar na aprendizagem para a segunda fase do Ensino Fundamental da Educação Básica. Partimos da ideia de que algumas canções possuem vários conceitos que podem ser explorados e analisados de forma que o aluno possa se sentir integrante no processo através de algo que faça parte do cotidiano deles. A proposta central foi de apresentar três canções populares - “Embolada do Tempo” de Alceu Valença; “Sobre o Tempo” de Pato Fu e “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso - que têm como tema as várias acepções da palavra tempo, dentre eles o significado científico. Essa atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Joaquim Nabuco, localizada na cidade de Panelas-PE em uma turma do sexto ano do ensino fundamental. A sequência foi dividida em quatro etapas. Na primeira, os alunos receberam uma folha com questões para fazer a caracterização dos sujeitos daquela realidade e a análise da primeira canção. Nas duas fases seguintes foi pedido que fizessem a análise das duas outras canções. Na última fase, os alunos produziram textos a respeito do significado da palavra tempo para a ciência, além dos múltiplos significados que esta palavra pode ter. A análise dessas atividades foi efetuada através da leitura das produções textuais dos alunos. A fim de preservar o anonimato destes, eles foram identificados com uma sequência numérica. Por fim, a partir deste trabalho, identificou-se que a música é uma boa ferramenta metodológica para inserir, de forma agradável, conceitos que a priori são considerados difíceis para os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43649
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Tais Maria da.pdf826,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons