Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43665

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorBARBOZA, Ana Larissa da Cruz-
dc.date.accessioned2022-04-04T15:41:20Z-
dc.date.available2022-04-04T15:41:20Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.citationBARBOZA, Ana Larissa da Cruz. Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos utilizados no curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43665-
dc.description.abstractSabe-se que os cursos de formação de professores formam os futuros educadores que estarão em salas de aula assumindo posturas quanto à avaliação, por esta ser parte efetiva da prática docente. A fim de compreender como se dá o processo de avaliação do curso de Matemática Licenciatura, esta pesquisa propôs investigar se as concepções de avaliação dos docentes influenciam os futuros professores (licenciandos do curso). Bem como identificar quais instrumentos são aplicados para a realização das avaliações. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica que teve como base os trabalhos de estudiosos da área como Hoffmann (1999), Luckesi (1999), Perrenoud (2008), entre outros. Para atingir os objetivos propostos, optou-se por utilizar um questionário estruturado, respondido por 17 discentes do curso, e uma entrevista estruturada, realizada com 4 docentes. Como resultados, identificou-se que, embora os docentes compreendam a importância e necessidade de se ter uma prática avaliativa pautada numa visão formativa, ainda há a predominância da avaliação somativa e diagnóstica como principais. Quanto aos instrumentos avaliativos utilizados no referido curso, apesar dos docentes e discentes alegarem que a utilização de diversos instrumentos pode contribuir para uma prática avaliativa mais significativa, a prova escrita ainda é adotada como instrumento principal, seguido, em escala decrescente, de apresentação de seminário, trabalho em grupos, lista de exercícios, prova oral, portfólio e elaboração de vídeos. Em relação ao momento em que o processo avaliativo deve acontecer, tanto docentes quanto discentes concordam que deve ser durante o processo de ensino e aprendizagem, contudo os alunos são avaliados no final do processo, onde prevalecem os aspectos quantitativos ao invés de qualitativos.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos utilizados no curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6712439330427421pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.description.abstractxIt is known that the teacher training courses train teachers that will be at classrooms assuming attitudes towards evaluation, because it is an effective part of teaching practice. In order to understand how the process of evaluating the Mathematics Degree course happens, this research aimed to investigate if the teachers’ evaluation conceptions influence the future teachers (course graduates). As well as identify which instruments are applied to carry out the evaluations. Then, a bibliographical research was performed based on the works of scholars of the area such as Hoffmann (1999), Luckesi (1999), Perrenoud (2008), among others. To achieve the proposed objectives, it was decided to use a structured questionnaire, answered by 17 students of the course, and a structured interview with 4 teachers. As results, it was identified that, although teachers understand the importance and necessity of having an evaluative practice based on a formative vision, there is still a predominance of summative and diagnostic evaluation as the main ones. With respect to the evaluative instruments used in the course, although teachers and students claim that the use of various instruments can contribute to a more meaningful assessment practice, the written test is still adopted as the main instrument, followed, on a decreasing scale, seminar presentation, work in groups, exercise list, oral exam, portfolio and video making. Regarding when the evaluation process must happen, both teachers and students agree that it should be during the teaching and learning process, however the students are evaluated at the end of the process, where quantitative rather than qualitative aspects prevail.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARBOZA, Ana Larissa da Cruz.pdf772,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons