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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43665

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Título: Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos utilizados no curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA.
Autor(es): BARBOZA, Ana Larissa da Cruz
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Avaliação de aprendizagem
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: BARBOZA, Ana Larissa da Cruz. Avaliação da aprendizagem: instrumentos avaliativos utilizados no curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Sabe-se que os cursos de formação de professores formam os futuros educadores que estarão em salas de aula assumindo posturas quanto à avaliação, por esta ser parte efetiva da prática docente. A fim de compreender como se dá o processo de avaliação do curso de Matemática Licenciatura, esta pesquisa propôs investigar se as concepções de avaliação dos docentes influenciam os futuros professores (licenciandos do curso). Bem como identificar quais instrumentos são aplicados para a realização das avaliações. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica que teve como base os trabalhos de estudiosos da área como Hoffmann (1999), Luckesi (1999), Perrenoud (2008), entre outros. Para atingir os objetivos propostos, optou-se por utilizar um questionário estruturado, respondido por 17 discentes do curso, e uma entrevista estruturada, realizada com 4 docentes. Como resultados, identificou-se que, embora os docentes compreendam a importância e necessidade de se ter uma prática avaliativa pautada numa visão formativa, ainda há a predominância da avaliação somativa e diagnóstica como principais. Quanto aos instrumentos avaliativos utilizados no referido curso, apesar dos docentes e discentes alegarem que a utilização de diversos instrumentos pode contribuir para uma prática avaliativa mais significativa, a prova escrita ainda é adotada como instrumento principal, seguido, em escala decrescente, de apresentação de seminário, trabalho em grupos, lista de exercícios, prova oral, portfólio e elaboração de vídeos. Em relação ao momento em que o processo avaliativo deve acontecer, tanto docentes quanto discentes concordam que deve ser durante o processo de ensino e aprendizagem, contudo os alunos são avaliados no final do processo, onde prevalecem os aspectos quantitativos ao invés de qualitativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43665
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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