Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Ivan Márcio da-
dc.date.accessioned2022-04-05T12:09:02Z-
dc.date.available2022-04-05T12:09:02Z-
dc.date.issued2019-08-14-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Ivan Márcio da. A experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673-
dc.description.abstractA realização de experimentos nas aulas de Física é de suma importância à construção, interpretação e aplicação dos conceitos dessa ciência pelos educandos, considerando a necessidade de formar para o conhecimento, e desenvolvendo as habilidades necessárias para lidar com problemas científicos e tecnológicos. Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos usando a experimentação. Para tanto, buscamos reconhecer a importância da experimentação como uma proposta de ensino de Física, mostrando a interação entre dois dipolos magnéticos por meio de experimentos, empregando o conceito de magnetismo. O trabalho foi desenvolvido com base no método de pesquisa qualitativa, com foco no modelo experimental. Foi realizada a análise das medidas de comprimento e de força magnética encontradas. O estudo evidenciou que é possível a construção de um experimento de baixo custo para o ensino do conceito de Força Magnética, o qual pode ser aplicado nas aulas de Física do Ensino Médio.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectDipolos magnéticospt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.titleA experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8927632977664240pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.description.abstractxConducting experiments in physics classes is of paramount importance to the construction, interpretation and application of the concepts of this science by students, considering the need to form for knowledge, and developing the skills necessary to deal with scientific and technological problems. The main objective of this research was to develop a teaching proposal for interaction between two magnetic dipoles through experimentation. To this end, we seek to recognize the importance of experimentation as a physics teaching proposal, and to show the interaction between two magnetic dipoles through experimentation. The work was developed based on the qualitative research method, focusing on the experimental model. We analyzed the length and magnetic force measurements found. The study showed that it is possible to build a low-cost experiment to teach the concept of Magnetic Force, which can be applied in high school physics classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ivan Márcio da.pdf768,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons