Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673
Share on
Title: | A experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos. |
Authors: | SILVA, Ivan Márcio da |
Keywords: | Física - Estudo e ensino; Física - Experiências; Dipolos magnéticos; Magnetismo |
Issue Date: | 14-Aug-2019 |
Citation: | SILVA, Ivan Márcio da. A experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A realização de experimentos nas aulas de Física é de suma importância à construção, interpretação e aplicação dos conceitos dessa ciência pelos educandos, considerando a necessidade de formar para o conhecimento, e desenvolvendo as habilidades necessárias para lidar com problemas científicos e tecnológicos. Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos usando a experimentação. Para tanto, buscamos reconhecer a importância da experimentação como uma proposta de ensino de Física, mostrando a interação entre dois dipolos magnéticos por meio de experimentos, empregando o conceito de magnetismo. O trabalho foi desenvolvido com base no método de pesquisa qualitativa, com foco no modelo experimental. Foi realizada a análise das medidas de comprimento e de força magnética encontradas. O estudo evidenciou que é possível a construção de um experimento de baixo custo para o ensino do conceito de Força Magnética, o qual pode ser aplicado nas aulas de Física do Ensino Médio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ivan Márcio da.pdf | 768,03 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License