Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43675

Comparte esta pagina

Título : Nível de pensamento geométrico sobre triângulos e quadriláteros em uma turma do 1º ano do ensino médio segundo a teoria de Van Hiele.
Autor : CARVALHO, Marina Juliana Viana de
Palabras clave : Geometria – Estudo e ensino; Modelos geométricos; Matemática – Estudo e ensino (Ensino médio)
Fecha de publicación : 12-dic-2019
Citación : CARVALHO, Marina Juliana Viana de. Nível de pensamento geométrico sobre triângulos e quadriláteros em uma turma do 1º ano do ensino médio segundo a teoria de Van Hiele. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : O ensino da geometria tem conquistado, nos últimos anos, uma importância maior no cenário da educação e tem sido visto como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar o nível de pensamento geométrico de alunos do 1º ano do ensino médio segundo a Teoria de van Hiele, que aborda cinco níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Desta forma, foi utilizado como ferramenta para coleta dos dados um questionário abordando problemas referente ao reconhecimento, conceito e propriedades de figuras geométricas planas, em foco triângulos e quadriláteros. Deste modo, através das respostas obtidas e posteriormente analisadas foi possível identificar que os sujeitos analisados classificam-se nos níveis 1 e 2, de visualização e análise, porém é necessário aprimorar ainda mais o ensino da geometria visto que o modelo de raciocínio geométrico segundo a teoria de van Hiele, no qual utilizamos é importante para o auxílio deste ensino e aprendizagem, da forma que dispõe da possibilidade de reconhecer as formas de pensar na esfera da geometria.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43675
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CARVALHO, Marina Juliana Viana de.pdf2,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons