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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43707
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Título: | Ressignificação de modelos na física: análise das influências dos paradigmas científicos sobre a criatividade de estudantes do curso de Física-Licenciatura da UFPE/CAA. |
Autor(es): | SOUSA, José Eduardo Silva |
Palavras-chave: | Ciência - Filosofia; Ciência - História; Física - Estudo e ensino; Criatividade |
Data do documento: | 19-Jul-2019 |
Citação: | SOUSA, José Eduardo Silva. Ressignificação de modelos na física: análise das influências dos paradigmas científicos sobre a criatividade de estudantes do curso de Física-Licenciatura da UFPE/CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Um ensino de Física que apresente elementos da História e Filosofia da Ciência possibilita compreender como a atividade científica se desenvolve diante do contexto social e cultural que a mesma está inserida. A partir desse entendimento, a ideia de paradigmas (baseadas na concepção de Kuhn) torna-se perceptível e permite a identificação de algumas consequências no ensino. O paradigma cartesiano, apesar de seu êxito em explicar diversos fenômenos, possui limitações que impedem de ver os fatos sob uma ótica da totalidade, sendo necessária, então, uma nova maneira (novo paradigma) de conceber a realidade. Nessa nova concepção, a criatividade como atributo do cientista/pesquisador passa a ter maior grau de relevância. Diante disso, é importante que os professores de física tenham consciência do contexto paradigmático no qual a ciência que lecionam está inserida. O principal objetivo deste trabalho, portanto, consiste em analisar como os alunos do curso de Física-Licenciatura do CAA utilizam a criatividade para ressignificarem o modelo teórico e fenômenos apresentados. Para tanto, aplicou-se um questionário que buscou obter respostas sobre os experimentos expostos, além de coletar informações das visões dos estudantes com relação à construção da ciência, a fim de relacioná-las com os paradigmas científicos. A análise dos questionários possibilitou observar a tendência da simples aplicação direta do modelo tratado sem que houvesse algum tipo de ressignificação, corroborando com a vertente cartesiana amplamente trabalhada durante a graduação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43707 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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