Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43708
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | PIMENTEL, Robson Dias | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T11:24:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T11:24:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-06 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Robson Dias. Equação da Reta e GeoGebra: uma análise das conversões de registros de representação semiótica com licenciados em matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43708 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa objetivou analisar as conversões de registros de representação semiótica sobre a reta com licenciandos de Matemática utilizando o software Geogebra. Como suporte teórico para esta pesquisa, utilizamos a teoria dos registros de representação semiótica proposta por Raymond Duval. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram nove estudantes do segundo período de Matemática-Licenciatura da UFPE Campus do Agreste que estavam cursando a disciplina de Geometria Analítica e já haviam estudado o conteúdo da reta. Utilizamos como procedimento metodológico a aplicação de um questionário, respondido com o auxílio do software Geogebra. Na análise e discussão dos resultados, observamos que os estudantes utilizaram métodos diferenciados nas resoluções para a conversão dos registros de representação semiótica. Diante das construções analisadas, constatamos que embora os participantes não possuíssem familiaridade com o software, conseguiram utilizar comandos básicos e assim realizar conversões dos diferentes registros resultando na resolução das questões propostas. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Equações – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.title | Equação da Reta e GeoGebra: uma análise das conversões de registros de representação semiótica com licenciados em matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Lidiane Pereira de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0942606455278512 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research work aimed to analyze the conversions of semiotic representation registers on the line with mathematics graduates using Geogebra software. As a theoretical support for this research, we use the theory of semiotic representation registers proposed by Raymond Duval. The research fits into a qualitative approach, characterized as a case study. The research participants were nine students of the second period of Mathematics-degree at UFPE Campus do Agreste who were studying the discipline of Analytical Geometry and had already studied about the content of the line. We used as a methodological procedure the application of a questionnaire, answered with the help of Geogebra software. In the analysis and discussion of the results, we observed that the students used different methods in the resolutions for the conversion of the semiotic representation records. Given the constructs analyzed, we found that although the participants were not familiar with the software, they were able to use basic commands and thus perform conversions of the different records resulting in the resolution of the proposed questions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7831384722352847 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIMENTEL, Robson Dias.pdf | 770,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons