Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43708

Share on

Title: Equação da Reta e GeoGebra: uma análise das conversões de registros de representação semiótica com licenciados em matemática.
Authors: PIMENTEL, Robson Dias
Keywords: Equações – Estudo e ensino; Ensino – Recursos didáticos; Software educacional; Semiótica
Issue Date: 11-Dec-2019
Citation: PIMENTEL, Robson Dias. Equação da Reta e GeoGebra: uma análise das conversões de registros de representação semiótica com licenciados em matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho de pesquisa objetivou analisar as conversões de registros de representação semiótica sobre a reta com licenciandos de Matemática utilizando o software Geogebra. Como suporte teórico para esta pesquisa, utilizamos a teoria dos registros de representação semiótica proposta por Raymond Duval. A pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram nove estudantes do segundo período de Matemática-Licenciatura da UFPE Campus do Agreste que estavam cursando a disciplina de Geometria Analítica e já haviam estudado o conteúdo da reta. Utilizamos como procedimento metodológico a aplicação de um questionário, respondido com o auxílio do software Geogebra. Na análise e discussão dos resultados, observamos que os estudantes utilizaram métodos diferenciados nas resoluções para a conversão dos registros de representação semiótica. Diante das construções analisadas, constatamos que embora os participantes não possuíssem familiaridade com o software, conseguiram utilizar comandos básicos e assim realizar conversões dos diferentes registros resultando na resolução das questões propostas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43708
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIMENTEL, Robson Dias.pdf770,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons