Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSALUSTIANO, Fábio Renan França-
dc.date.accessioned2022-04-07T11:24:20Z-
dc.date.available2022-04-07T11:24:20Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSALUSTIANO, Fábio Renan França. Uma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709-
dc.description.abstractA Matemática é uma necessidade humana, por estar presente em nosso dia a dia desde o acordar até o dormir. Com isso, é importante que na escola tenha uma disciplina tão importante como esta, que permite pensar e entender situações reais através dos conceitos e cálculos matemáticos, sendo a fração um desses conceitos, que podemos encontrar exemplificações nas receitas na cozinha, na divisão de pizzas em rodas de amigos, na contagem de dinheiro, divisão fracionária do tempo e etc. Assim, é necessário que os professores por meio de suas aulas realizem conexões com a Matemática e o cotidiano, para tornar algo significativo para os estudantes, evitando aulas abstratas e desconexas. O presente trabalho consiste em uma análise das possíveis dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo fração. Diante disso, para a produção de dados da pesquisa utilizamos um questionário composto por 14 questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a 88 alunos de duas turmas do 7° Ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Caruaru. Para analisar os dados usamos a metodologia de cunho qualitativo, obtendo como principais resultados que os alunos apresentam. Dentre os resultados, constatou-se que os alunos em grande parte possuem uma boa relação com a matemática e que as maiorias deles não apresentaram tantas dificuldades relacionadas ao ensino de fração, porém, aos que apresentaram tais dificuldades estava relaciona a soma ou subtração de frações com denominadores diferentes.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática– Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectFração – Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem – Avaliaçãopt_BR
dc.titleUma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7652269207001333pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxMathematics is a human necessity because it is present in our daily lives from waking up to sleeping. Therefore, it is important that you have such an important discipline at school, which allows you to think and understand real situations through mathematical concepts and calculations, and the fraction is one of these concepts, which we can find examples in kitchen recipes, pizza division on friends' wheels, money counting, fractional time division and so on. Thus, it is necessary that teachers through their classes make connections with mathematics and daily life, to make something meaningful for students, avoiding abstract and disconnected classes. The present work consists of an analysis of the students' possible difficulties regarding the fraction content. Therefore, for the production of research data we used a questionnaire consisting of 14 open and closed questions, which was applied to 88 students from two classes of 7th grade of elementary school of a school in the municipality of Caruaru. To analyze the data we use the qualitative methodology, obtaining as main results the students present. Among the results, it was found that the students have a good relationship with mathematics and most of them did not have so many difficulties related to the teaching of fraction, however, those who presented such difficulties was related to the addition or subtraction of fractions. with different denominators.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SALUSTIANO, Fábio Renan França.PDF.pdf874,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons