Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709
Comparte esta pagina
Título : | Uma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração. |
Autor : | SALUSTIANO, Fábio Renan França |
Palabras clave : | Matemática– Estudo e ensino (Ensino fundamental); Fração – Conhecimentos e aprendizagem; Aprendizagem – Avaliação |
Fecha de publicación : | 4-dic-2019 |
Citación : | SALUSTIANO, Fábio Renan França. Uma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | A Matemática é uma necessidade humana, por estar presente em nosso dia a dia desde o acordar até o dormir. Com isso, é importante que na escola tenha uma disciplina tão importante como esta, que permite pensar e entender situações reais através dos conceitos e cálculos matemáticos, sendo a fração um desses conceitos, que podemos encontrar exemplificações nas receitas na cozinha, na divisão de pizzas em rodas de amigos, na contagem de dinheiro, divisão fracionária do tempo e etc. Assim, é necessário que os professores por meio de suas aulas realizem conexões com a Matemática e o cotidiano, para tornar algo significativo para os estudantes, evitando aulas abstratas e desconexas. O presente trabalho consiste em uma análise das possíveis dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo fração. Diante disso, para a produção de dados da pesquisa utilizamos um questionário composto por 14 questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a 88 alunos de duas turmas do 7° Ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Caruaru. Para analisar os dados usamos a metodologia de cunho qualitativo, obtendo como principais resultados que os alunos apresentam. Dentre os resultados, constatou-se que os alunos em grande parte possuem uma boa relação com a matemática e que as maiorias deles não apresentaram tantas dificuldades relacionadas ao ensino de fração, porém, aos que apresentaram tais dificuldades estava relaciona a soma ou subtração de frações com denominadores diferentes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALUSTIANO, Fábio Renan França.PDF.pdf | 874,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons