Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721

Comparte esta pagina

Título : Uma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental.
Autor : SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros; Equações - Conhecimentos e aprendizagem; Distúrbios de aprendizagem - Análise
Fecha de publicación : 11-dic-2019
Citación : SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da. Uma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais dificuldades os alunos apresentam ao responderem problemas que envolvem a equação do primeiro grau e o que eles entendem por esses conteúdo, pois, sabemos que esse conteúdo vem sido trabalhado desde o 7ºano e assim, a dificuldade ainda torna-se constante. Para isto utilizamos um questionário aplicado a vinte e nove alunos para que assim possa explorar algumas situações problema da equação do primeiro grau. A aplicação se realizou em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir a equação do primeiro grau. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensavam o uso do cálculo. Pode-se constatar que, a partir do momento que o aluno chega à sala de aula, traz consigo um conjunto de saberes matemáticos já construídos1 e é importante que a sistematização da construção de novos conhecimentos seja estruturada de forma progressiva e contínua, de maneira que não gere uma dificuldade na aprendizagem do aluno.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da .pdf1,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons