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Título : As concepções de jogos dos licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.
Autor : SOUZA, Amanda Vannessa Alves de
Palabras clave : Matemática – Estudo e ensino; Jogos no ensino de matemática; Educação matemática; Professores de matemática
Fecha de publicación : 10-dic-2019
Citación : SOUZA, Amanda Vannessa Alves de. As concepções de jogos dos licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Resumen : O presente trabalho objetivou compreender as concepções que os estudantes do curso de Matemática-Licenciatura possuem em relação à utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Como suporte teórico, utilizamos os trabalhos de Grando (1995; 2000) com o estudo das concepções de jogo, as vantagens e desvantagens de se utilizar esse recurso no ambiente escolar e os momentos do jogo durante as aulas. O jogo, nessa pesquisa, está sendo analisado como recurso com fins pedagógicos para que sejam propiciados momentos de aprendizagem com mais significados para os estudantes. Para isso, aplicamos um questionário dividido em duas etapas. A primeira teve o intuito de analisar o perfil dos participantes, já a segunda foi composta por 7 questões que foram baseadas nos conceitos citados acima, a fim de analisar às concepções de jogos dos 20 participantes da pesquisa que fazem parte do Programa de Residência Pedagógica da referida Universidade. Ao final de nossa pesquisa, pode-se perceber que, embora alguns licenciandos não tenham tido contato com os jogos na Educação Básica e nem na Graduação, eles reconhecem a importância de se trabalhar com diferentes metodologias e compreendem que os jogos oportunizam aos alunos um ambiente de instigação ao raciocínio e um melhor entendimento da Matemática. De maneira geral, essa compreensão se dá pelo trabalho realizado tanto nas disciplinas obrigatórias ou eletivas quanto nos cursos de extensão e no programa de Residência Pedagógica oferecidos na UFPE, demonstrando assim, a importância de se ter vivências que aproximem os futuros professores com os estudantes e a sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43723
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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