Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Cleiton Ricardo de | - |
dc.contributor.author | VIEIRA, Renato Carlos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T15:40:27Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T15:40:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-07 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Renato Carlos da Silva. Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados da análise em dois livros de geometria utilizados na disciplina de geometria euclidiana plana do curso de licenciatura em matemática. Nos atemos as tarefas pertinentes as provas e demonstrações que abrangem o conteúdo de ‘’semelhança de triângulos’’. Sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, analisamos os livros selecionados de acordo com a praxeologia que se organiza em tarefas, técnicas, tecnologia e teoria. Buscamos compreender como esses autores abordam o pensamento dedutivo e como é feito o estudo de semelhança de triângulos no campo das definições e demonstrações. Os aspectos metodológicos são de cunho qualitativo e análise bibliográfica. Em relação aos resultados, os estudos indicam que, ambos os livros apresentam a definição de ‘’semelhança de triângulos’’ de maneira direta, validadas através de demonstrações formais. Por fim, comparamos os dois livros e percebemos peculiaridades em cada um deles que juntas podem fundamentar notas de aula para o professor que irá ensinar semelhança de triângulos. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Semelhança (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos – Análise | pt_BR |
dc.title | Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7542592537013573 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6945271130997126 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents the results of the analysis of two books of geometry used in the discipline of flat Euclidean geometry of the licentiate course in mathematics. We attach the relevant tasks to the proofs and demonstrations that cover the content of "similarity of triangles". From the perspective of the anthropological theory of didactics, we analyze the selected books according to the praxeology that is organized in tasks, techniques, theory and technology. We seek to understand how these authors approach deductive thinking and how the study of similarity of triangles in the field of definitions and demonstrations is done. The methodological aspects are of a qualitative nature and analysis of bibliographic data. Regarding the results, the studies indicate that, in both books, the definition of "similarity of triangles" is not clearly addressed and presents the properties directly, validated through formal demonstrations. Then they conclude the chapter with a series of exercises and problems to be solved. In addition, they do not make historical reflections or allusion to previous knowledge that facilitate learning. Finally, we compare the two books and perceive peculiarities in each of them that together can base class notes for the teacher who will teach similarity of triangles. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIEIRA, Renato Carlos da Silva.pdf | 694,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons