Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726
Share on
Title: | Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos. |
Authors: | VIEIRA, Renato Carlos da Silva |
Keywords: | Geometria - Estudo e ensino; Semelhança (Matemática); Livros didáticos – Análise |
Issue Date: | 17-Jun-2019 |
Citation: | VIEIRA, Renato Carlos da Silva. Uma análise praxeológica do conceito de semelhança de triângulos em livros didáticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019 |
Abstract: | Este trabalho apresenta os resultados da análise em dois livros de geometria utilizados na disciplina de geometria euclidiana plana do curso de licenciatura em matemática. Nos atemos as tarefas pertinentes as provas e demonstrações que abrangem o conteúdo de ‘’semelhança de triângulos’’. Sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, analisamos os livros selecionados de acordo com a praxeologia que se organiza em tarefas, técnicas, tecnologia e teoria. Buscamos compreender como esses autores abordam o pensamento dedutivo e como é feito o estudo de semelhança de triângulos no campo das definições e demonstrações. Os aspectos metodológicos são de cunho qualitativo e análise bibliográfica. Em relação aos resultados, os estudos indicam que, ambos os livros apresentam a definição de ‘’semelhança de triângulos’’ de maneira direta, validadas através de demonstrações formais. Por fim, comparamos os dois livros e percebemos peculiaridades em cada um deles que juntas podem fundamentar notas de aula para o professor que irá ensinar semelhança de triângulos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43726 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIEIRA, Renato Carlos da Silva.pdf | 694,84 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License