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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43736
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Título : | Estratégias de educação alimentar e nutricional para promoção de uma alimentação saudável e adequada com pré-escolares: interface com a interdisciplinaridade |
Autor : | FEITOSA, Adryelle de Andrade |
Palabras clave : | Educação alimentar e nutricional; Nutrição da criança; Comportamento alimentar |
Fecha de publicación : | 5-may-2021 |
Resumen : | O hábito alimentar da população passou por importantes modificações que gerou um aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade, com consequentemente elevada ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em todos os ciclos da vida, inclusive na infância. Com isso, a educação alimentar enutricional (EAN) exerce importante papel no desenvolvimento de crianças, pois é quando ocorre a formação de seus hábitos, caráter e personalidade. A escola pode e deve contribuir para a aquisição de hábitos saudáveis, exercendo influência direta, ampliando ou até modificando práticas oriundas do âmbito familiar. O objetivo deste trabalho foi realizar atividades de EAN, por meio de ações lúdicas e interdisciplinares, com crianças deuma escola privada no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. O estudo foi realizado com 22 crianças, na faixa etária entre 2 e 6 anos. Inicialmente foram aplicados dois questionáriossobre o consumo e hábitos alimentaresdurante as refeições, um com os pais/responsáveis e outro com as crianças. O estado nutricional das crianças foi avaliado a partir do Índice de Massa Corporalpor idade. No total foram desenvolvidas quatro atividades de EAN onde, em cada, era trabalhado um tema envolvendo assuntos de alimentação e nutrição, sendo articulados com as disciplinas estudadas pelos alunos, com duração média de 30 a 40 minutos, sendo realizada entre os meses de agosto a dezembro de 2019. Ao analisar a frequência alimentar das crianças foi possível observar que havia um alto consumo de alimentos industrializados e um baixo consumo de frutas, verduras e legumes. A maioria das crianças fazia uso de aparelhos tecnológicos durante as refeições, que podem levar a hábitos alimentares inadequados e promovem o sedentarismo. Com relação ao estado nutricional, mais de 50% apresentam excesso de peso. Com relação às atividades, os alunos conseguiram associar os alimentos às cores do semáforo, ficaram bastante empolgados na hora atividade da feirinha, contando se já tinham ido com a mãe ou avó e quais alimentos compravam. Na atividade dos sentidos ficaram bastante curiosos em saber qual era a fruta que iriam explorar através dos sentidos. De forma geral, os encontros foram aceitos com animação e interesse. Concluiu-se que esse trabalho foi de suma importância para despertar a curiosidade e conhecimento das crianças sobre a alimentação, e que as atividades de EAN se expandiram por diversas disciplinas, expressando as possibilidades da interdisciplinaridade na educação infantil. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43736 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Nutrição |
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