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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43920
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Título: | Estratégias de redução dos principais custos: referentes ao transporte rodoviário porto/fábrica de insumos e produtos acabados: um estudo de caso. |
Autor(es): | FURETTi, Eduardo Vinícius Silva |
Palavras-chave: | Logística - Custos; Cabotagem (Transporte de carga); Análise modal; Programação linear |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Citação: | FURETTi, Eduardo Vinícius Silva. Estratégias de redução dos principais custos: referentes ao transporte rodoviário porto/fábrica de insumos e produtos acabados: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Na conjutura logística brasileira, o modal rodoviário é o mais amplamento utilizado, com participação superior a de todos os outros modais juntos. Entretanto, os desafios enfrentados na utilização desse modal são enormes. A infraestrutura das estradas, o alto risco de acidentes, os crimes envolvendo roubo de cargas e o capacidade incompatível e insuficiente de fiscalização fazem com que o país figure entre os países que possuem o maior risco logístico do planeta, maior, inclusive , do que o risco logístico de alguns países que estão ou estiveram em guerra recentemente. Esse cenário faz com que o custo logístico cresça, aumentando o valor total dos produtos, diminuindo, assim, a competitividade do produto nacional a nível global. Considerando questões geográficas e a evolução na infra-estrutura, o modal marítimo tem sido cada vez mais utilizado como aliado dos players de mercado para aumentar a eficiência do transporte. Uma das características do modal marítimo é a necessidade de integração com um segundo modal para a realização do transporte das mercadorias para os portos de origem e dos portos de destino até o cliente final. Quando uma empresa possui um alto volume de operações envolvendo o transporte de contêineres, grandes oportunidades de redução de custos na ponta rodoviária surgem. O presente trabalho explorou, por meio de um estudo de caso, três aplicações de estratégias cujo objetivo é aumentar a eficiência em custos da ponta rodoviária de movimentação de contêineres. Como resultados, a utilização de veículos especiais para união, no porto, de insumos leves e pesados para posterior entrega na fábrica mostrou uma capacidade de redução no número de fretes a serem pagos, trazendo saving para a empresa. A utilização de frota própria mostrou potencial para reduzir custos e trazer lucro para empresa, entretanto existem diversos desafios na esfera operacional. Como relação a operações casadas de frete, há grande potencial de redução de 25% nos fretes da ponta outbound. Um modelo de programação linear inteira foi desenvolvido para auxiliar a programação semanal de transporte e otimizar a quantidade de operações casadas possíveis. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43920 |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
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