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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44019

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Título: Desenvolvimento de modelo conceitual para apoio ao estabelecimento de parcerias humanitárias-empresariais baseado em indicadores de desempenho
Autor(es): SILVA, Anderson Nunes da
Palavras-chave: Logística; Responsabilidade social da empresa – Garanhuns (PE); Cadeia de logística integrada; Desempenho - Avaliação; Indicadores sociais – Garanhuns (PE); Modelos e construção de modelos – Garanhuns (PE)
Data do documento: 22-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Anderson Nunes da. Desenvolvimento de modelo conceitual para apoio ao estabelecimento de parcerias humanitárias-empresariais baseado em indicadores de desempenho. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A Logística Humanitária (LH) compreende os processos e sistemas comprometidos com a ajuda às comunidades vulneráveis, afetadas por desastres naturais ou emergências complexas. As Organizações Humanitárias (OH) são os principais atores desse processo e dependem de doações para sua operacionalização. Com os doadores corporativos cada vez mais exigentes, tornou-se essencial que as organizações de ajuda humanitária demonstrem a eficiência de suas operações. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para auxiliar no estabelecimento e manutenção de parcerias humanitárias-empresarias, baseado na cooperação, diálogo, troca de informações e, sobretudo, buscando a identificação e elaboração de indicadores-chave de desempenho que considerem tanto aspectos humanitários quanto empresariais. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre medição de desempenho na logística humanitária, visando identificar pesquisas relevantes acerca do tema que viabilizasse o desenvolvimento deste trabalho. O modelo foi desenvolvido com base em multimetodologia considerando três processos principais: (a) identificação dos motivadores e facilitadores da parceria; (b) elaboração dos Processos; (c) monitoramento dos resultados. O modelo foi aplicado a gestores de organizações humanitárias e empresariais da cidade de Garanhuns (PE). Os resultados mostraram a construção de um sistema de medição de desempenho baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard (BSC), com indicadores-chave de desempenho, considerados pelos próprios gestores, relevantes para a avaliação do sucesso da parceria estudada. Conclui-se, portanto, que apesar de todas as dificuldades encontradas para avaliar o desempenho da cadeia de suprimentos humanitária, o modelo proposto pode ser uma ferramenta interessante para auxiliar o estabelecimento de parcerias, entre organizações do setor de ajuda humanitária e do setor empresarial, bem como avaliar o sucesso das mesmas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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