Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44021

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Adriano Bento-
dc.contributor.authorSILVA, Maiara Larissa Pereira da-
dc.date.accessioned2022-04-18T19:25:14Z-
dc.date.available2022-04-18T19:25:14Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44021-
dc.description.abstractA evolução e adaptação biológica dos indivíduos ocasionam alterações nas estruturas cognitivas, e com isso moldam a construção contínua do conhecimento através do desenvolvimento dos pilares da inteligência, esse fenômeno é chamado de desenvolvimento cognitivo. O desempenho acadêmico de crianças que apresentam uma rotina fisicamente ativa pode está associado à melhora na saúde mental e maiores notas em disciplinas básicas na escola. A atenção, comportamento em sala de aula, e flexibilidade executiva podem estar relacionadas a funções executivas que a atividade física proporciona. O objetivo do presente estudo é discutir a possivel associação da atividade física com o desenvolvimento cognitivo e desempenho academico de crianças. Foi realizada revisão da literatura, baseada em artigos científicos que abordam a temática em questão. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados: Scielo, periódico CAPES, PUBMED e BIREME. As palavras chaves utilizadas foram; associação, criança, cognição, desempenho acadêmico e exercício. A prática de atividade física regular atua positivamente no desenvolvimento cognitivo e no desempenho acadêmico escolar das crianças. Independente dos tipos de atividades/exercícios físicos realizados durante as aulas de educação física ou fora das mesmas, o resultado na capacidade de atenção, concentração e maiores pontuações em testes escolares são observáveis.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para criançaspt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectCognição nas criançaspt_BR
dc.titleAtividade física e o desempenho cognitivo e acadêmico de crianças em idade escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9098774625104341pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6204386206413650pt_BR
dc.description.abstractxThe evolution and biological adaptation of individuals cause changes in cognitive structures, and thus shape the continuous construction of knowledge through the development of the pillars of intelligence, this phenomenon is called cognitive development. The academic performance of children who have a physically active routine may be associated with improved mental health and higher grades in basic subjects at school. Attention, classroom behavior, and executive flexibility may be related to executive functions that physical activity provides. The aim of this study is to discuss the possible association of physical activity with cognitive development and academic performance in children. A literature review was carried out, based on scientific articles that address the topic in question. The articles were searched in the following databases: Scielo, CAPES, PUBMED and BIREME. The keywords used were; association, child, cognition, academic performance and exercise. The practice of regular physical activity acts positively on the cognitive development and academic performance of children. Regardless of the types of activities/physical exercises performed during physical education classes or outside of them, the results in attention span, concentration and higher scores on school tests are observable.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAIARA LARISSA PEREIRA DA SILVA - versão final.pdf611,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons