Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44021

Share on

Title: Atividade física e o desempenho cognitivo e acadêmico de crianças em idade escolar
Authors: SILVA, Maiara Larissa Pereira da
Keywords: Educação para crianças; Educação física para crianças; Cognição nas crianças
Issue Date: 17-Dec-2021
Abstract: A evolução e adaptação biológica dos indivíduos ocasionam alterações nas estruturas cognitivas, e com isso moldam a construção contínua do conhecimento através do desenvolvimento dos pilares da inteligência, esse fenômeno é chamado de desenvolvimento cognitivo. O desempenho acadêmico de crianças que apresentam uma rotina fisicamente ativa pode está associado à melhora na saúde mental e maiores notas em disciplinas básicas na escola. A atenção, comportamento em sala de aula, e flexibilidade executiva podem estar relacionadas a funções executivas que a atividade física proporciona. O objetivo do presente estudo é discutir a possivel associação da atividade física com o desenvolvimento cognitivo e desempenho academico de crianças. Foi realizada revisão da literatura, baseada em artigos científicos que abordam a temática em questão. Os artigos foram pesquisados nas bases de dados: Scielo, periódico CAPES, PUBMED e BIREME. As palavras chaves utilizadas foram; associação, criança, cognição, desempenho acadêmico e exercício. A prática de atividade física regular atua positivamente no desenvolvimento cognitivo e no desempenho acadêmico escolar das crianças. Independente dos tipos de atividades/exercícios físicos realizados durante as aulas de educação física ou fora das mesmas, o resultado na capacidade de atenção, concentração e maiores pontuações em testes escolares são observáveis.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44021
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIARA LARISSA PEREIRA DA SILVA - versão final.pdf611,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons