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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44036

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorSOUSA, Luana Bezerra de-
dc.date.accessioned2022-04-18T21:15:24Z-
dc.date.available2022-04-18T21:15:24Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44036-
dc.description.abstractA escola é um dos componentes fundamentais do ambiente alimentar por ser considerada um espaço que favorece o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis. Levando em consideração a centralidade da alimentação para a vida em suas diferentes perspectivas, é importante que a educação alimentar e nutricional (EAN) esteja relacionada dentro da educação infantil e que posa ser abordadas de forma lúdica, orgânica e vivencial. O estudo constituiu uma revisão de literatura realizada nas bases de dados SciELO, PubMed e LILACS para sintetizar os resultados de estudos que avaliaram ações de EAN no ambiente escolar, utilizando descritores pré-determinados tais como “educação alimentar e nutricional”, “ambiente escolar” e “alimentação escolar”. É possível afirmar que o ambiente escolar (AE) pode ser sim um lugar de promoção de hábitos saudáveis. Mas nota-se que diversos fatores, incluindo estruturais e sociais podem interferir neste espaço. Um exemplo claro é o acesso a ultraprocessados tanto nos entornos, quanto na escola que compete diretamente com a alimentação escolar, que mesmo após um longo tempo de consolidação do PNAE, ainda pode ser vista como medida assistencialista, influenciando rejeição ou não adesão da merenda. Nota-se ainda que apesar da produção científica relacionada à EAN em AE venha aumentando ao longo dos anos, ainda é usada como ferramenta intervencionista de forma pontual ou como transmissão de conhecimento, quando, na verdade, a EAN é fundamental para promoção de autonomia e aprendizado sobre alimentação e saúde de forma geral para todo o ambiente alimentar entorno da comunidade escolar.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectNutrição da criançapt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.titleAmbiente escolar: um espaço concreto de promoção da alimentação saudávelpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8424191439856312pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6294708400232005pt_BR
dc.description.abstractxThe school is one of the fundamental components of the food environment as it is considered a space that favors the development of healthy eating practices. Taking into account the centrality of food for life in its different perspectives, it is important that food and nutrition education (EAN) is related to early childhood education and that it can be approached in a playful, organic and experiential way. The study constituted a literature review carried out in the SciELO, PubMed and LILACS databases to synthesize the results of studies that evaluated EAN actions in the school environment, using predetermined descriptors such as "food and nutrition education", "school environment" and “school food”. It is possible to affirm that the school environment (AE) can indeed be a place to promote healthy habits. But it is noted that several factors, including structural and social, can interfere in this space. A clear example is the access to ultra-processed products both in the surroundings and in the school that competes directly with school feeding, which even after a long time of consolidation of the PNAE, can still be seen as a welfare measure, influencing rejection or non-adherence to the meal. It is also noted that despite the scientific production related to EAN in EA has been increasing over the years, it is still used as an interventionist tool in a timely manner or as a transmission of knowledge, when, in fact, EAN is essential to promote autonomy and learning about food and health in general for the entire food environment around the school community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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