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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44036
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Luana Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T21:15:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T21:15:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44036 | - |
dc.description.abstract | A escola é um dos componentes fundamentais do ambiente alimentar por ser considerada um espaço que favorece o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis. Levando em consideração a centralidade da alimentação para a vida em suas diferentes perspectivas, é importante que a educação alimentar e nutricional (EAN) esteja relacionada dentro da educação infantil e que posa ser abordadas de forma lúdica, orgânica e vivencial. O estudo constituiu uma revisão de literatura realizada nas bases de dados SciELO, PubMed e LILACS para sintetizar os resultados de estudos que avaliaram ações de EAN no ambiente escolar, utilizando descritores pré-determinados tais como “educação alimentar e nutricional”, “ambiente escolar” e “alimentação escolar”. É possível afirmar que o ambiente escolar (AE) pode ser sim um lugar de promoção de hábitos saudáveis. Mas nota-se que diversos fatores, incluindo estruturais e sociais podem interferir neste espaço. Um exemplo claro é o acesso a ultraprocessados tanto nos entornos, quanto na escola que compete diretamente com a alimentação escolar, que mesmo após um longo tempo de consolidação do PNAE, ainda pode ser vista como medida assistencialista, influenciando rejeição ou não adesão da merenda. Nota-se ainda que apesar da produção científica relacionada à EAN em AE venha aumentando ao longo dos anos, ainda é usada como ferramenta intervencionista de forma pontual ou como transmissão de conhecimento, quando, na verdade, a EAN é fundamental para promoção de autonomia e aprendizado sobre alimentação e saúde de forma geral para todo o ambiente alimentar entorno da comunidade escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject | Nutrição da criança | pt_BR |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.title | Ambiente escolar: um espaço concreto de promoção da alimentação saudável | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8424191439856312 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6294708400232005 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The school is one of the fundamental components of the food environment as it is considered a space that favors the development of healthy eating practices. Taking into account the centrality of food for life in its different perspectives, it is important that food and nutrition education (EAN) is related to early childhood education and that it can be approached in a playful, organic and experiential way. The study constituted a literature review carried out in the SciELO, PubMed and LILACS databases to synthesize the results of studies that evaluated EAN actions in the school environment, using predetermined descriptors such as "food and nutrition education", "school environment" and “school food”. It is possible to affirm that the school environment (AE) can indeed be a place to promote healthy habits. But it is noted that several factors, including structural and social, can interfere in this space. A clear example is the access to ultra-processed products both in the surroundings and in the school that competes directly with school feeding, which even after a long time of consolidation of the PNAE, can still be seen as a welfare measure, influencing rejection or non-adherence to the meal. It is also noted that despite the scientific production related to EAN in EA has been increasing over the years, it is still used as an interventionist tool in a timely manner or as a transmission of knowledge, when, in fact, EAN is essential to promote autonomy and learning about food and health in general for the entire food environment around the school community. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Nutrição | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sousa, Luana Bezerra de.pdf | 210,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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