Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44045
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Katharine Ninive Pinto | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Leticia Neves Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:55:19Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:55:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Leticia Neves Rodrigues de. Projeto político-pedagógico como instrumento articulador do ensino-aprendizagem de Física nas escolas públicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44045 | - |
dc.description.abstract | A gestão escolar é responsável por grande parte do desenvolvimento de uma instituição escolar, como mediação no processo de planejamento de planos e metas para o bom funcionamento e obtenção de resultados. É, portanto, uma atividade meio, considerando que os fins da educação dizem respeito à aprendizagem. Para tanto, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o principal instrumento, definido por lei, para garantir este processo, de acordo com uma perspectiva de gestão democrática da escola, considerando as características da escola, seus desafios, a definição de objetivos e metas, a avaliação dos resultados internos e externos, num esforço coletivo de toda equipe. Considerando esses elementos, o nosso estudo teve como objetivo identificar como o processo de ensino-aprendizagem de física é planejado em projetos político-pedagógicos de escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas escolas de ensino médio da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco, nas cidades de Amaraji e Primavera, através da realização de entrevistas com gestores e professores e da análise documental dos PPPs das duas escolas. Os resultados indicam que embora existam aspectos a serem melhorados, os projetos de ambas escolas possuem vários recursos que facilitam o desenvolvimento da disciplina nas instituições, podendo então ser considerados instrumentos articuladores para o ensino-aprendizagem de Física nas mesmas. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | Projeto político-pedagógico como instrumento articulador do ensino-aprendizagem de Física nas escolas públicas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6464562533995452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | School management is responsible for much of the development of a school institution, as mediation in the process of planning plans and goals for the proper functioning and achievement of results. It is therefore a middle activity, considered that the purposes of education relate to learning. Therefore, the Political-Pedagogical Project (PPP) is the main instrument, defined by law, to guarantee this process, according to a perspective of democratic management of the school, considering the characteristics of the school, its challenges, the definition of objectives and goals, the evaluation of internal and external results, in a collective effort of the whole team. Considering these elements, our study aims to identify how the teaching-learning process of physics is planned in political-pedagogical projects of schools of the state school of Pernambuco. To this end, the research was conducted in two public high schools in the state of Pernambuco, in the cities of Amaraji and Primavera, through interviews with managers and teachers and documentary analysis of PPPs from both schools. The results indicate that although there are aspects to be improved, the projects of both schools have several resources that facilitate the development of discipline in institutions, and can therefore be considered articulating instruments for teaching and learning physics in them. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Letícia Neves Rodrigues de.pdf | 460,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons