Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44045

Share on

Title: Projeto político-pedagógico como instrumento articulador do ensino-aprendizagem de Física nas escolas públicas.
Authors: OLIVEIRA, Leticia Neves Rodrigues de
Keywords: Física – Estudo e ensino; Gestão escolar; Aprendizagem; Projeto político-pedagógico
Issue Date: 11-Dec-2019
Citation: OLIVEIRA, Leticia Neves Rodrigues de. Projeto político-pedagógico como instrumento articulador do ensino-aprendizagem de Física nas escolas públicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A gestão escolar é responsável por grande parte do desenvolvimento de uma instituição escolar, como mediação no processo de planejamento de planos e metas para o bom funcionamento e obtenção de resultados. É, portanto, uma atividade meio, considerando que os fins da educação dizem respeito à aprendizagem. Para tanto, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o principal instrumento, definido por lei, para garantir este processo, de acordo com uma perspectiva de gestão democrática da escola, considerando as características da escola, seus desafios, a definição de objetivos e metas, a avaliação dos resultados internos e externos, num esforço coletivo de toda equipe. Considerando esses elementos, o nosso estudo teve como objetivo identificar como o processo de ensino-aprendizagem de física é planejado em projetos político-pedagógicos de escolas da rede estadual de ensino de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas escolas de ensino médio da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco, nas cidades de Amaraji e Primavera, através da realização de entrevistas com gestores e professores e da análise documental dos PPPs das duas escolas. Os resultados indicam que embora existam aspectos a serem melhorados, os projetos de ambas escolas possuem vários recursos que facilitam o desenvolvimento da disciplina nas instituições, podendo então ser considerados instrumentos articuladores para o ensino-aprendizagem de Física nas mesmas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44045
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Letícia Neves Rodrigues de.pdf460,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons