Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44046

Compartilhe esta página

Título: A utilização de simuladores no ensino de Física como ferramenta investigativa: uma aplicação ao efeito fotoelétrico.
Autor(es): PEREIRA NETO, Manoel
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Simulação computacional; Aprendizagem; Fotoeletricidade
Data do documento: 13-Dez-2019
Citação: PEREIRA NETO, Manoel. A utilização de simuladores no ensino de Física como ferramenta investigativa: uma aplicação ao efeito fotoelétrico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A atividade de lecionar vem sendo um desafio para os profissionais da educação devido ao fato de grande parte dos alunos não se apresentarem dispostos aos estudos que, em sua maioria, são cercados de métodos tradicionalistas de ensino que inibem a aproximação e interação entre professor e aluno. Diante deste cenário a busca por soluções se encontra na apresentação de metodologias variadas que deixam de lado o ensino tradicional e buscam a participação ativa do discente. Este trabalho propõe uma metodologia alternativa, baseada na utilização de programas de simulação computacional voltados ao ensino de física, na qual estes simuladores tomam papel de ferramenta investigativa, auxiliando no estudo e observação de fenômenos físicos. A investigação dos impactos causados por esta metodologia se deu a partir da apresentação de uma aula baseada no estudo do efeito fotoelétrico em turmas do terceiro ano do ensino médio da escola estadual do município de Cumaru, onde dados foram obtidos por meio dos fatos observados durante a aula além de respostas obtidas a partir da aplicação de um questionário voltado aos alunos. A análise desses dados teve como base a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, na qual foi possível identificar evidencias que apontam para um aprendizado significativo a partir da assimilação dos conceitos estudados na aula com os problemas propostos no questionário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44046
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA NETO, Manoel.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons