Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44048

Compartilhe esta página

Título: Uma sequência didática com o tema de gravitação: para além da concepção Newtoniana.
Autor(es): SILVA, Lucielma Flávia da
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino; Sequência didática; Gravitação; Ciência - História
Data do documento: 3-Fev-2020
Citação: SILVA, Lucielma Flávia da. Uma sequência didática com o tema de gravitação: para além da concepção Newtoniana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Neste trabalho, estabeleceu-se o objetivo de elaborar e aplicar uma Sequência Didática com o tema Gravitação, ligada à Física e à Astronomia. A construção da Sequência Didática utilizou-se da história da Ciência para se adquirir organizadores prévios, apresentando problemas sobre o tema, ligados ao desenvolvimento dos estudos de gravitação em cada época. Abordaremos aspectos históricos da Lei da Gravitação de Newton e da teoria da Relatividade Geral de Einstein. Com isso, pretendíamos despertar o interesse pela Astronomia e pela Ciência nos estudantes, propondo a eles situações problemas de ensino aprendizagem relacionadas aos problemas históricos. A sequência didática foi caracterizada por meio de duas aulas, e sua validação foi realizada por meio da análise dos efeitos dela em relação aos seus objetivos. A pesquisa aconteceu com os alunos do 3° ano do Ensino Médio da ETE - Célia de Souza Leão Arraes de Alencar, na cidade de Bonito-PE. A abordagem do tema gravitação desenvolvida pela sequência didática favoreceu o aprendizado dos alunos e mostrou que após a aplicação alguns alunos, mesmo sendo minoria, persistiram com algumas concepções alternativas sobre gravidade e gravitação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44048
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Lucielma Flávia da.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons