Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44051

Compartilhe esta página

Título: Proposta experimental para laboratório de Física Moderna: construção de uma montagem experimental para a visualização de efeitos na resistência elétrica de materiais ferromagnéticos.
Autor(es): SANTOS, Wagner Pinheiro dos
Palavras-chave: Física moderna; Laboratórios de Física; Física – Estudo e ensino; Interação Spin-órbita; Materiais ferromagnéticos
Data do documento: 30-Jan-2019
Citação: SANTOS, Wagner Pinheiro dos. Proposta experimental para laboratório de Física Moderna: construção de uma montagem experimental para a visualização de efeitos na resistência elétrica de materiais ferromagnéticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho apresentar uma proposta experimental sobre efeitos e fenômenos de Física Moderna e Contemporânea presentes no século XXI. Especialmente, para disciplinas de Laboratório de Física Moderna, onde tal arranjo experimental pode proporcionar possíveis contribuições para o estudo de fenômenos relacionados com a interação de spin-órbita, como magnetorresistência anisotrópica (AMR), e com as propriedades de materiais magnéticos, em filmes e bicamadas nano-estruturadas, tais como, bicamadas metal normal/ metal ferromagnético. Para realização de tais estudos, neste trabalho foi construído um aparato experimental e realizado testes em amostras de Permalloy. Os resultados obtidos foram analisados de forma fenomenológica. Ainda neste trabalho foi feita uma revisão literária sobre os principais fenômenos correlacionados com a temática, por exemplo, a resistência elétrica em amostras magnéticas, Efeito Hall Normal e magnetorresistência Anisotrópica (AMR). Em seguida, são apresentados os objetos gerais da pesquisa, ou seja, a construção e automação do arranjo experimental, e a realização de medidas em bicamadas magnéticas. Feito isto, em seguida está descrito os detalhes da técnica experimental utilizada para medir a magnetorresistência. Em relação aos resultados obtidos, primeiramente foram realizados testes de uma amostra convencional, neste caso, foi utilizado uma bicamada de Py(10nm)/Cu(1nm) depositada a 50 graus do plano. Após análises fenomenológicas foi observado o efeito de magnetorresistência anisotrópica na amostra estudada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44051
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Wagner Pinheiro dos .pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons