Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44053
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Katharine Ninive Pinto | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rosicláudia Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T12:04:20Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T12:04:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rosicláudia Maria da. O processo de ensino-aprendizagem das ciências exatas e da natureza no ensino médio integral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44053 | - |
dc.description.abstract | A implementação do projeto de escola de tempo integral, colabora, de certo modo, com o surgimento de alguns desafios que os docentes enfrentam quando a escola não possui condições mínimas necessárias para a implementação deste projeto. Deste modo, o presente trabalho, tem como problemática identificar quais os desafios encontrados pelos docentes em relação ao ensino e aprendizagem das ciências exatas e da natureza em uma escola de tempo integral de ensino médio. Objetiva-se refletir sobre os desafios dos docentes em relação ao ensino e aprendizagem das ciências exatas e da natureza em uma escola de tempo integral de ensino médio. Para tanto, inicialmente foi realizado uma observação dos espaços físicos da escola e em seguida a gravação das entrevistas de todos os professores que lecionam Biologia, Física, Matemática e Química. Foram feitas também análises das transcrições obtidas pelas gravações das entrevistas realizadas com os docentes e também da observação. Com isso, observou-se que, os desafios enfrentados pelos docentes, estão relacionados desde a falta de estrutura da escola, de materiais, de professores que lecionam em uma determinada área sem terem formação específica, até às questões de falta de formação profissional. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências exatas – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino-aprendizagem das ciências exatas e da natureza no ensino médio integral. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7504378811876238 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6464562533995452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The implementation of the full-time school project contributes, in a way, to the emergence of some challenges that teachers face when the school does not have the minimum conditions necessary for the implementation of this project. Thus, the present work has as its problematic to identify what are the challenges faced by teachers in relation to the teaching and learning of sciences in a full time high school. It aims to reflect on the challenges of teachers in relation to teaching and learning the exact sciences and nature in a full time high school. To this end, an observation was made of the physical spaces of the school and then the recording of interviews of all teachers who teach Biology, Physics, Mathematics and Chemistry. Analyzes were also made of the transcriptions obtained from the recordings of the interviews with the teachers and also of the observation. Thus, it was observed that the challenges faced by teachers are related from the lack of school structure, materials, teachers who teach in a particular area without having specific training, to the issues of lack of vocational training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rosicláudia Maria da.pdf | 369,17 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License