Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44053

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Katharine Ninive Pinto-
dc.contributor.authorSILVA, Rosicláudia Maria da-
dc.date.accessioned2022-04-19T12:04:20Z-
dc.date.available2022-04-19T12:04:20Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.citationSILVA, Rosicláudia Maria da. O processo de ensino-aprendizagem das ciências exatas e da natureza no ensino médio integral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44053-
dc.description.abstractA implementação do projeto de escola de tempo integral, colabora, de certo modo, com o surgimento de alguns desafios que os docentes enfrentam quando a escola não possui condições mínimas necessárias para a implementação deste projeto. Deste modo, o presente trabalho, tem como problemática identificar quais os desafios encontrados pelos docentes em relação ao ensino e aprendizagem das ciências exatas e da natureza em uma escola de tempo integral de ensino médio. Objetiva-se refletir sobre os desafios dos docentes em relação ao ensino e aprendizagem das ciências exatas e da natureza em uma escola de tempo integral de ensino médio. Para tanto, inicialmente foi realizado uma observação dos espaços físicos da escola e em seguida a gravação das entrevistas de todos os professores que lecionam Biologia, Física, Matemática e Química. Foram feitas também análises das transcrições obtidas pelas gravações das entrevistas realizadas com os docentes e também da observação. Com isso, observou-se que, os desafios enfrentados pelos docentes, estão relacionados desde a falta de estrutura da escola, de materiais, de professores que lecionam em uma determinada área sem terem formação específica, até às questões de falta de formação profissional.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências exatas – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem das ciências exatas e da natureza no ensino médio integral.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7504378811876238pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6464562533995452pt_BR
dc.description.abstractxThe implementation of the full-time school project contributes, in a way, to the emergence of some challenges that teachers face when the school does not have the minimum conditions necessary for the implementation of this project. Thus, the present work has as its problematic to identify what are the challenges faced by teachers in relation to the teaching and learning of sciences in a full time high school. It aims to reflect on the challenges of teachers in relation to teaching and learning the exact sciences and nature in a full time high school. To this end, an observation was made of the physical spaces of the school and then the recording of interviews of all teachers who teach Biology, Physics, Mathematics and Chemistry. Analyzes were also made of the transcriptions obtained from the recordings of the interviews with the teachers and also of the observation. Thus, it was observed that the challenges faced by teachers are related from the lack of school structure, materials, teachers who teach in a particular area without having specific training, to the issues of lack of vocational training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Rosicláudia Maria da.pdf369,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons