Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44062

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorGERMANO, Rosália Luzia Pontes de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:25:28Z-
dc.date.available2022-04-19T18:25:28Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationGERMANO, Rosália Luzia Pontes de Vasconcelos. Análise de uma proposta para o ensino da química: abordando tema químico social com enfoque CTSA e as contribuições para uma formação cidadã. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44062-
dc.description.abstractTendo em vista o crescente discurso de que a química é difícil, o presente trabalho se fundamenta no estudo sobre uma proposta de ensino de química que possa romper com essa visão. Com essa pesquisa buscamos identificar as contribuições que uma proposta de ensino utilizando de um tema químico social, química na agricultura, com enfoque na abordagem CTSA, identificando como os conhecimentos empíricos dos estudantes acerca do tema podem ser aliados na formação cidadã dos mesmos, bem como pode favorecer o processo de ensino aprendizagem da química. Nessa pesquisa utilizamos autores como Santos e Schenetzler (1996), Santos e Maldaner (2010) e Chassot (1993, 2000) que nos trazem ideias a respeito das teorias que entendemos como necessárias, se utilizando de estratégias que fazem abordagens utilizando temas químicos sociais correlacionados com abordagem CTSA, sabendo de que o processo de ensino-aprendizagem se baseia nessa perspectiva de contextualizar o conteúdo com o cotidiano do indivíduo, além disso, tornando-se aliado em formar o cidadão cientificamente, oportunizando ao alunado compreender a química, bem como se tornar sujeito ativo na sociedade. Tendo como participantes dessa pesquisa alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sairé-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma sequência didática, que se deu em três partes, questionário, aula temática e apresentação de atividades feitas pelos alunos, que foram desenvolvidos a partir da temática Química na Agricultura. Através dos resultados obtidos neste trabalho, foi possível compreender como se deu a aprendizagem a partir dos conhecimentos socializados pelos estudantes. A partir das analises das atividades, pesquisas e falas dos estudantes durante o desenvolvimento dessa pesquisa, consideramos que essa proposta contribuiu para uma reflexão no que diz respeito á sua formação cidadã, bem como, aliada ao processo de ensino– aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectQuímica - Agriculturapt_BR
dc.subjectCidadania - Efeito da educaçãopt_BR
dc.titleAnálise de uma proposta para o ensino da química: abordando tema químico social com enfoque CTSA e as contribuições para uma formação cidadã.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8972502738086423pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxIn view of the growing discourse that chemistry is difficult, the present work is based on a study on a proposal for teaching chemistry that may break with this view. With this research, it is identified as contributions that a teaching proposal uses a social, chemical theme in agriculture, focusing on the CTSA approach, identifying how students' empirical students on topics related to the theme can be allies in the formation of citizens, as well how it can favor the teaching-learning process of chemistry. In this research we used authors such as Santos and Schenetzler (1996), Santos and Maldaner (2010) and Chassot (1993, 2000) who bring us ideas about the theories that we understand as necessary, using strategies that make approaches using correlated social chemical themes with a CTSA approach, knowing that the teaching-learning process is based on this perspective of contextualizing the content with the individual's daily life, in addition to becoming an ally in forming the citizen scientifically, giving the students the opportunity to understand chemistry, as well as becoming subjects active in society. Participating in this research were students from the 3rd year of high school at a state school in the city of Sairé-PE. The data collection took place through a didactic sequence, which took place in three parts, a questionnaire, thematic class and presentation of activities done by the students, which were developed based on the subject of Chemistry in Agriculture. Through the results obtained in this work, it was possible to understand how learning took place from the knowledge socialized by students. Based on the analysis of students' activities, research and speeches during the development of this research, we consider that this proposal contributed to a reflection with regard to their citizen formation, as well as, combined with the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERMANO, Rosália Luzia Pontes de Vasconcelos.pdf514,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons