Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44064
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | LIMA, Alice de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T18:27:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T18:27:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Alice de Barros. Nordestoquímica do reino: elaboração de um RPG (Role Playing Game) de inspiração armorial para ensino de química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44064 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho acadêmico estabelece como principal objetivo a elaboração de um Role Playing Game (RPG) de inspiração armorial. Ele serve como instrumento pedagógico para o ensino de química, direcionado a estudantes do ensino superior do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE–PE). A temática dos jogos é discutida com destaque para o gênero RPG, e para tanto, abordam-se tópicos sobre a definição dos jogos educativos formais e seu histórico, as teorias contemporâneas que lhe dão suporte, bem como os paradoxos e desafios que se encontram em seu estudo, elaboração e avaliação. Apresenta se uma revisão de literatura sobre as potencialidades e as características do RPG enquanto jogo válido para finalidades didático-pedagógicas, e estabelece-se, em seguida, uma aproximação ao tema central do jogo no contexto de ensino-aprendizagem de Química, por meio da criação de desafios conforme a abordagem de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Por conseguinte, são investigadas as possíveis necessidades e aspectos característicos da região Nordeste do Brasil que sirvam à elaboração destes desafios. Analisam-se também o método de produção artística do Movimento Armorial, seu histórico e características principais. O enredo do jogo “Nordestoquímica do Reino” apresenta a aventura protagonizada por um grupo formado por um rei, um vaqueiro, dois cangaceiros, um beato, uma cigana e uma filha de coronel com seu fiel aliado em busca de certos itens descritos em um antigo manuscrito, capazes de libertar o rei lusitano, Dom Sebastião, dos ferrolhos que o prendem e de promover a consolidação e o triunfo do Quinto Império em Nova Lusitânia. Considerados a partir da estética e da hermenêutica do Movimento Armorial, os elementos recolhidos da cultura e região nordeste brasileira, seu folclore, aspectos históricos e biogeográficos emergem para contribuir à construção do RPG e na confecção de seus acessórios, tais como mapas, cartas e fichas de personagens. A ampla discussão promovida neste trabalho resulta, portanto, na produção de um RPG que atinge os objetivos propostos em relação às exigências didático-pedagógicas do ensino de Química. | pt_BR |
dc.format.extent | 186p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Movimento Armorial (Arte brasileira) | pt_BR |
dc.title | Nordestoquímica do reino: elaboração de um RPG (Role Playing Game) de inspiração armorial para ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9612150915783566 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This academic work establishes as main objective the elaboration of a Role Playing Game (RPG) of armorial inspiration. It serves as a pedagogical tool for teaching chemistry, aimed at higher education students of Agreste Center of Federal University of Pernambuco (UFPE–CA). The topic of the games is discussed with emphasis on the RPG genre, and for that, topics about the definition of formal educational games and their history, the contemporary theories that support it, as well as the paradoxes and challenges that are in its study, elaboration and evaluation. A literature review on the potentialities and characteristics of RPG is presented, considering it to be a valid game for didactic-pedagogical purposes, and then an approximation to the central theme of the game in the teaching-learning context of Chemistry is established by creating challenges according to the Problem-Based Learning Approach. Then, the possible necessities and characteristics aspects of the Northeast Region of Brazil that serve to elaborate these challenges are investigated. The method of artistic production of the Armorial Movement, its history and main characteristics are also analyzed. The plot of the game Nordestoquímica do Reino presents the adventure starring a group formed by a king, an horse-mounted livestock herder (vaqueiro), two outlaw “social bandits” (cangaceiros), a devotee (beato), a gypsy woman (cigana) and a Colonel’s daughter with her faithful ally in search of certain items described in an ancient manuscript, able to free the Portuguese king, Dom Sebastião, from the bars that bind him and to promote the consolidation and triumph of the Fifth Empire in New Lusitania. Considered from the aesthetics and hermeneutics of the Armorial Movement, the elements collected from the Brazilian Northeast region and culture, its folklore, historical and biogeographic aspects emerge to contribute to the construction of RPG and the manufacture of its accessories, such as maps, cards and character sheets. The ample discussion promoted in this work results, then, in the production of an RPG that achieves the proposed objectives in relation to the didactic pedagogical requirements of teaching Chemistry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Alice de Barros.pdf | 6,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons