Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44065

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorLIMA, Tereza Gabriela Torres de-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:28:50Z-
dc.date.available2022-04-19T18:28:50Z-
dc.date.issued2019-08-12-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.citationLIMA, Tereza Gabriela Torres de. Educação emocional e prática docente: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44065-
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem ocorre de diversos modos, nos quais, em sua maioria, se preocupam apenas com as metodologias a serem aplicadas para obtenção dos resultados. Ainda é deixada de lado a importância do entendimento do docente como um ser complexo, com uma multidimensionalidade que perpassa além do cognitivo. A preocupação com o emocional dos professores ainda é relegada por muitas entidades escolares, o que dificulta o processo anteriormente mencionado. É fato que um professor que se preocupa com suas emoções proporciona um ambiente agradável para que possa acontecer o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma docente do ensino fundamental lidava com suas emoções no cotidiano escolar, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os objetivos específicos foram: analisar como a docente compreendia a importância da Educação Emocional, observar quais estratégias emocionais eram utilizadas pela docente na ocasião de situações surgidas em sala de aula e, por fim, conhecer se havia, ou não, algum tipo de preparo/apoio profissional do corpo funcional da escola, que a ajudasse a lidar com suas emoções. Para tanto, foram realizadas 36 horas de observações sistemáticas, além de uma entrevista semiestruturada para dar uma melhor fundamentação às observações realizadas em uma turma com 35 alunos, de uma escola da rede particular do agreste de Pernambuco. Através dessa análise podemos entender a fundamental importância de uma educação preocupada com o emocional dos seus docentes e como essa preocupação reflete no processo de ensino e aprendizagem. Percebemos que a docente pouco entende sobre o que é inteligência emocional, além de tratar as emoções como algo independente de sua profissão, buscando sempre a ajuda de outros profissionais da mesma área para auxiliá-la quando está passando por situações adversas. Além disso, tomamos conhecimento que a escola fornece um auxilio pedagógico para os docentes. Através desse auxílio, a professora encontra uma justificativa para as metodologias que utiliza em sala de aula. Diante dos resultados obtidos podemos perceber que se faz necessário um preparo acadêmico com ênfase na formação dos docentes como seres humanos, constituídos por toda uma multidimensionalidade, bem como buscar entender a importância que cada emoção exerce na formação do ser humano. Além disso, é durante o processo de ensino e aprendizagem e, principalmente, através dos exemplos dados por seus professores que os alunos poderão construir, paulatinamente, seus entendimentos sobre sociedade e sobre si mesmos.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.titleEducação emocional e prática docente: um estudo de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2165470701121296pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6290932776785382pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching and learning process occurs in several ways, in which, for the most part, they are only concerned with the methodologies to be applied to obtain the results. The importance of the teacher's understanding as a complex being with a multidimensionality that goes beyond the cognitive one is still left aside. The preoccupation with the teachers’ emotional process is still relegated by many school entities, which hinders the aforementioned process. It is a fact that a teacher who cares about his emotions provides a pleasant environment for the teaching and learning process to take place. The main objective of this study was to investigate how a teacher in the 5th year of elementary school dealt with her emotions in academic everyday life in a class of the 5th year of Elementary School I. The specific objectives were: to analyze how the teacher understood the importance of Emotional Education, to observe what emotional strategies were used by the teacher in the occasion of situations arisen in the classroom and, finally, to know whether there was some type of professional preparation / support of the functional body of the school, that helped her to deal with her emotions. For that, 36 hours of systematic observations were performed, as well as a semistructured interview to give a better foundation to the observations made in a class with 35 students from a private school in the country area of Pernambuco. Through this analysis we can understand the fundamental importance of an education concerned with the emotional of its teachers and how this concern reflects in the process of teaching and learning. We realize that the teacher does not understand much about what emotional intelligence is, besides treating emotions as something independent of their profession, always seeking the help of other professionals in the same area to help her when she is experiencing adverse situations. In addition, we acknowledge that the school provides a teaching aid to teachers. Through this help, the teacher finds a justification for the methodologies she uses in the classroom. In view of the results obtained we can see that it is necessary to have an academic preparation with emphasis on the training of teachers as human beings, constituted by an entire multidimensionality, as well as seeking to understand the importance that each emotion exerts in the formation of the human being. In addition, it is during the teaching and learning process and, especially, through the examples given by their teachers that students can gradually build their understanding about society and about themselves.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Tereza Gabriela Torres de.pdf805,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons