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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44101

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, José Julio Gomes da-
dc.date.accessioned2022-04-20T18:52:36Z-
dc.date.available2022-04-20T18:52:36Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, José Julio Gomes da. Modelos moleculares sólidos: seu uso como material didático na aprendizagem de isomeria. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44101-
dc.description.abstractAs formas usuais de representação das moléculas nas abordagens dos conteúdos de química orgânica, em especial do conteúdo de isomeria, são, em sua maioria, por meio de representações bidimensionais, sejam nos livros didáticos, nas anotações em quadro ou em outros materiais utilizados em aula. Isso tem por consequência o surgimento de dificuldades de aprendizagem, dentre elas a de visualização das moléculas em um plano tridimensional. Nesse sentido, a utilização de materiais didáticos pode ser de grande contribuição quando se pretende representar as moléculas orgânicas. Os modelos moleculares, caracterizados como modelos sólidos, são utilizados na química orgânica para representar estruturas de moléculas, e em vista disso, podem ser úteis como material didático para aprendizagem do conteúdo de isomeria, uma vez que possuem a finalidade de representar objetos e também de auxiliar na explicação e compreensão do conhecimento científico. Por meio de uma metodologia de abordagem qualitativa, realizada com estudantes do 3ª ano de uma Escola de Referências em Ensino Médio, localizada na cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, essa pesquisa teve, como objetivo, analisar como se dá a aprendizagem dos conceitos de isomeria por meio da utilização dos modelos moleculares sólidos. Os dados foram coletados em uma sequência didática de 4 encontros, utilizando-se de três instrumentos de pesquisa: questionário aberto com uso dos modelos moleculares e mapas conceituais. A partir dos dados obtidos foi possível compreender como se deu a utilização dos modelos moleculares para a resolução das questões propostas, como permitir que os estudantes desenvolvam habilidades espaço visuais das moléculas possibilitando diferencia-las e relaciona-las diante das suas propriedades, sendo essas uma das habilidades desenvolvidas e requeridas nesse processo, como também foi possível reconhecer as limitações, dentre estas as dificuldades na elaboração dos modelos mentais pelos estudantes resultando em dificuldades na expressão e manipulação dos modelos. Para além, no que se refere aos mapas conceituais, foi possível verificar como o uso dos modelos favoreceram o desenvolvimento de habilidades e contribuíram para construção do conhecimento dos estudantes através das relações construídas nos mapas conceituais, assim como também pelos conceitos mobilizados pelos estudantes e as estruturas que os mapas conceituais foram construídos.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectIsomerismo - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectMoléculas – Modelospt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.titleModelos moleculares sólidos: seu uso como material didático na aprendizagem de isomeria.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7783647074845998pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxThe usual ways of representing molecules in organic chemistry content approaches, especially isomeric content, are mostly through two-dimensional representations, whether in textbooks, chalkboard annotations, or other classroom materials. This has the consequence of learning difficulties, including the visualization of molecules in a three-dimensional plane. In this sense, the use of teaching materials can be of great contribution when it is intended to represent the organic molecules. Molecular models, characterized as solid models, are used in organic chemistry to represent molecule structures, and in view of this, can be useful as didactic material for learning the content of isomerism, since they have the purpose of representing objects and also of assist in explaining and understanding scientific knowledge. Through a qualitative approach methodology, carried out with students of the 3rd year of a High School Reference School, located in the city of Lajedo, in the Agreste de Pernambuco, this research aimed to analyze how the learning of the concepts takes place. isomerism through the use of solid molecular models. Data were collected in a didactic sequence of 4 meetings, using three research instruments: open questionnaire using molecular models and concept maps. From the obtained data it was possible to understand how the molecular models were used to solve the proposed questions, how to allow the students to develop visual space skills of the molecules, allowing them to be differentiated and related to their properties. of the skills developed and required in this process, and it was also possible to recognize the limitations, among them the difficulties in the elaboration of mental models by the students resulting in difficulties in the expression and manipulation of the models. In addition, with regard to concept maps, it was possible to verify how the use of models favored the development of skills and contributed to the construction of students' knowledge through the relationships built on the concept maps, as well as by the concepts mobilized by the students and the students. structures that the concept maps were built on.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4149-9165pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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