Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44104

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSILVA, Pedro Antonio da-
dc.date.accessioned2022-04-20T18:53:54Z-
dc.date.available2022-04-20T18:53:54Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Antonio da. Interdisciplinaridade no ensino de química: trabalhando a temática ambiental através de uma abordagem investigativa e integrada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44104-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso caracterizado como uma pesquisa participante, de cunho qualitativo, buscou analisar como alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, da cidade de Caruaru – PE utilizam os diversos saberes das disciplinas de química, biologia e matemática para a resolução de situações – problemas envolvendo a temática ambiental. Tendo como objetivo principal analisar a partir de uma atividade investigativa, como os estudantes utilizam os saberes escolares de química, biologia e matemática para a resolução de uma situação problema envolvendo a temática ambiental, por meio de um olhar interdisciplinar. Nos procedimentos metodológicos em que participaram vinte e oito estudantes, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: a observação e a entrevista. A aplicação ocorreu através de uma sequência didática, que guiou o processo da investigação. A organização e a análise dos dados obtidos tiveram como referência o método proposto por Bardin (1970), seguindo-se as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Diante dos resultados, observou-se que os estudantes utilizam os saberes das disciplinas de forma fragmentada, separada, com dificuldades para a ligação e síntese desses saberes, para a resolução de situações-problema, envolvendo sistemas complexos que melhor representam a realidade. Apesar disso, deve-se levar em consideração que uma mudança curricular que busca integrar as disciplinas escolares, mexe com toda a estrutura do atual modelo de ensino e aprendizagem escolar, desde os estudantes à gestão, o que sugere uma reforma geral, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, alguns teóricos apontam que os professores como mediadores do processo de ensino/aprendizagem não estão habituados a trabalharem com projetos interdisciplinares, ao invés disso, costumam confundir o grau de associação e coordenação entre as disciplinas, pois em suas formações inicial não foram preparados para esse trabalho.pt_BR
dc.format.extent79p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInvestigação científicapt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino de química: trabalhando a temática ambiental através de uma abordagem investigativa e integrada.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Wagner André Vieira da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThis course completion work characterized as a participant research, of qualitative nature, sought to analyze as students of the 1st year of high school, the Public Network, the city of Caruaru - PE use the various knowledge of the chemistry disciplines, biology and mathematics for the resolution of situations – problem involving the environmental theme. Having the main objective of analyzing from an investigative activity, how students use school knowledge of chemistry, biology and mathematics to solve a problem situation involving the environmental theme, through a look Interdisciplinary. In the methodological procedures, in which twenty-eight students participated, we used it as data collection instruments: observation and interview. The application occurred through a didactic sequence, which guided the investigation process. The organization and analysis of the data obtained had as reference the method proposed by Bardin (1970), followed by the stages of pre-analysis, exploration of the material, treatment of results, inference and interpretation. In view of the results, it was observed that students use the knowledge of the disciplines in a fragmented, separateway, with difficulties in the connection and synthesis of these knowledge, for the resolution of problem situations, involving complex systems that, better represent reality. Nevertheless, it should be taken into account that a curricular change that seeks to integrate school disciplines, interferes with the entire structure of the current school teaching and learning model, from students to management, which suggests a general reform, as proposed by de Common National Curriculum Base (BNCC). In addition, some theorists point out that teachers as mediators of the teaching/learning process are not used to working with interdisciplinary projects, instead, they often confuse the degree of association and coordination between disciplines, because in their initial training scans were not prepared for this work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5831815522229207pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://lattes.cnpq.br/4983916063738496pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Pedro Antonio da.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons