Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44274
Compartilhe esta página
Título: | Anatomolde : um aplicativo (app) para o ensino de anatomia e fisiologia no ensino médio |
Autor(es): | MELO, Sílvio Anderson do Nascimento |
Palavras-chave: | Biologia – estudo e ensino; Anatomia – estudo e ensino; Recurso didático |
Data do documento: | 14-Out-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MELO, Sílvio Anderson do Nascimento. Anatomolde: um aplicativo (app) para o ensino de anatomia e fisiologia no ensino médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. |
Abstract: | O estudo da Anatomia e Fisiologia em Escolas do Ensino Médio é uma temática importante na vida dos estudantes devido à relação com a estrutura e o funcionamento do corpo humano, e a utilização de tecnologias para o ensino desta temática poderá ser uma grande aliada para a melhoria da relação ensino e aprendizagem na disciplina de Biologia. O objetivo deste estudo foi promover a utilização de modelos anatômicos alternativos, de forma digital e interativa, como ferramentas para aprimorar o ensino e a aprendizagem em Anatomia e Fisiologia Humana no Ensino Médio. A pesquisa baseou-se na análise da literatura a respeito da modelização no ensino de biologia e na construção de um aplicativo como produto educacional para o ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, o app Anatomolde, o qual foi avaliado por professores do biologia do ensino médio de escolas públicas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco (CAV/UFPE). Independente das técnicas para confecção de modelos anatômicos, a modelização de peças anatômicas é um relevante recurso didático no ensino de biologia, desde que aliados a outras atividades didáticas. O produto educacional proposto foi satisfatório e apresentou uma boa usabilidade dentre os participantes da pesquisa. Assim, o app Anatomolde nasce como uma proposta de apoio para o professor e estudantes no ensino de Anatomia e Fisiologia Humana, especialmente neste novo contexto escolar, pós-pandemia da COVID-19. Acredita-se que o app Anatomolde contribuirá para o ensino de Anatomia e Fisiologia de gerações futuras, tendo em vista a sua capacidade de auxiliar professores na dinamização das aulas e na construção de jovens críticos e participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44274 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sílvio Anderson do Nascimento Melo.pdf | 5,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons