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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44485
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Título: | O desejo de aprender matemática : uma perspectiva da Filosofia da Diferença e o uso de Gamificação na prática docente |
Autor(es): | PONTES, Ellen Milena Batista |
Palavras-chave: | Filosofia da Diferença; Metodologias Ativas; Educação Matemática; Gamificação; Desejo do sujeito |
Data do documento: | 28-Abr-2022 |
Citação: | PONTES, Ellen Milena Batista. O desejo de aprender matemática: uma perspectiva da filosofia da diferença e o uso de gamificação na prática docente.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Estamos imersos em um Mundo Líquido de acordo com Bauman (2011), em uma Era digital, onde a tecnologia domina o mundo em todos os aspectos que nos rodeiam, inclusive na Educação e buscar com que o aluno tenha o desejo de aprender matemática tem sido um grande desafio para os educadores. Ao nos depararmos com uma sala de aula, encontramos vários sujeitos com gostos, desejos, medos e modos de pensar e agir diferentes, além de buscarem por rotas de fuga que os levam a se dispersar da aula. Diante disso, nosso problema de pesquisa é “De que maneira a Gamificação pode contribuir com o desejo do aluno aprender no processo de ensino e aprendizagem, de um grupo de alunos do Ensino Médio de uma Escola Pública da cidade de Caruaru – PE, nas aulas de Matemática?” Acreditamos que a pesquisa tem caráter relevante para o campo educacional, pois busca apresentar uma metodologia de ensino ativa, proporcionando, assim, professores refletirem sobre sua prática pedagógica e possibilitar o uso da gamificação em sua prática docente. Esse trabalho objetivou, portanto, em compreender como a gamificação pode contribuir para o desejo do aluno aprender matemática, baseado nas teorias da Filosofia da Diferença das discussões de Deleuze (1988) e Guatarri e Rolnik (1996), sobre o desejo do sujeito e a partir das leituras de outros pesquisadores como Queiroz (2016, 2019, 2020) e Costa e Queiroz (2019, 2020). Assim como autores que discutem sobre Metodologias ativas e Gamificação, como Busarello (2016), Menezes (2018), Martins (2015) e Indalécio (2017). A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes de uma escola pública do Ensino Médio e com o professor de matemática desta escola situada na cidade de Caruaru – PE. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizou-se de levantamentos de dados, através do instrumento questionário destinado a discentes, observação de aulas e entrevista com o docente. Após a análise dos dados, percebemos que a gamificação se apresentou como uma metodologia que pode contribuir em diversos aspectos, entre eles, proporcionar momentos de aprendizado de forma divertida e diferenciada, além de estreitar a relação professor-aluno e entre colegas, proporcionando, assim, momentos de troca de experiências, reflexões e participação ativa e engajada no processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44485 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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