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Título : Avaliação dos fatores determinantes para a internacionalização das PME do APL gesso de Pernambuco
Autor : SILVA, Bianca Sabrina de Lima
Palabras clave : Pequenas e médias empresas – Pernambuco; Comércio internacional; Mapas cognitivos (Psicologia) – Pernambuco; Gesso – Pernambuco; Investimentos – Análise; Planejamento empresarial – Pernambuco
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Bianca Sabrina de Lima. Avaliação dos fatores determinantes para a internacionalização das PME do APL gesso de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O avanço da tecnologia e a inserção no mercado globalizado têm envolvido diversas organizações e estimulado o processo de internacionalização em diversos setores, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs). No Brasil, parte significativa das atividades econômicas está concentrada em Arranjos Produtivos Locais (APL), que são formados por grupos de PMEs com atividades produtivas semelhantes que trabalham em colaboração para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. No Estado de Pernambuco, o APL do Gesso se destaca por ser o berço do maior conjunto de jazidas de gesso (matéria­prima do gesso) em operação no Brasil, e tem grande potencial econômico de geração de emprego e renda para a região do Araripe. A qualidade dos produtos é reconhecida internacionalmente como uma das mais elevadas em termos de pureza da composição química do gesso, o que aumenta seu valor comercial. Apesar da contribuição econômica da região, ainda são poucos os estudos científicos que incentivam o desenvolvimento organizacional e gerencial dessas empresas. Nessa perspectiva, o presente trabalho se propõe a estudar os fatores determinantes do processo de internacionalização das PMEs do APL Gesso de Pernambuco. Para tanto, são buscados na literatura os conceitos da Visão Baseada em Recursos (RBV), que estabelece estratégias pautadas pelos recursos de que a empresa dispõe, considerando a identificação do valor, raridade, dificuldade de imitação e substituição que tem que explorar em novos mercados internacionais. Para minimizar o esforço cognitivo dos gestores na análise de influência, o Fuzzy Cognitive Maps (FCM) avalia as relações interdependentes entre os fatores. Os resultados deste estudo poderão auxiliar no desenvolvimento de ações estratégicas que garantam a perenidade dos negócios na região, considerando as exigências do mercado globalizado para o setor de mineração.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44537
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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