Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44584

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Dayana Maria da-
dc.date.accessioned2022-05-26T16:12:46Z-
dc.date.available2022-05-26T16:12:46Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.date.submitted2022-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Dayana Maria da. Educação quilombola e a (in)visibilidade das marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres docentes na identidade quilombola. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44584-
dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre as marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres docentes na Educação Quilombola. Tomamos como principais lentes teóricas para tratar das relações étnico raciais, Educação Quilombola e identidade: Gomes (2005); Munanga (2003, 2008); Silva (2007); Ferreira e Castilho (2014); para tratar do planejamento docente nos fundamentamos em Vasconcellos (1995); Menegolla e Sant`anna (2014). Direcionamos nosso olhar para o planejamento docente e a marca das relações étnico-raciais, pois consideramos que esta temática tem sido invisibilizada, sendo necessário ampliar o olhar para o que se tem desenvolvido em torno destas temáticas. Temos como objetivo analisar como ocorre o processo de inserção das marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres das docentes e a construção da identidade quilombola. De maneira mais específica, objetivamos identificar quais temáticas étnico-raciais estão presentes nos planejamentos docentes; verificar com que intensidade a perspectiva étnico-racial é visibilizada no planejamento das professoras e analisar o que dizem e fazem as docentes sobre suas propostas de planejamento em relação à construção da identidade quilombola. Nos pautamos na abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995), como procedimento metodológico para a coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. Como procedimento de análise, a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999, BARDIN 1977). As participantes da pesquisa são duas professoras que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em uma escola quilombola. Os resultados apontam para a invisibilidade das temáticas étnico-raciais nos planejamentos docentes, conferindo que a intensidade da perspectiva étnico-racial é reduzida ao trato isolado da temática na semana da consciência negra. Por fim, constatamos que os dizeres e fazeres docentes não possibilitam a construção da identidade quilombola, sendo essas temáticas ausentes no contexto escolar.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleEducação quilombola e a (in)visibilidade das marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres docentes na identidade quilombola.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9044915993297429pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the ethno-racial marks in the planning, sayings and professions in Quilombola Education. We take as main theoretical lenses to deal with ethnic-racial relations, Quilombola Education and identity: Gomes (2005); Munanga (2003, 2008); Silva (2007); Ferreira and Castilho (2014); in order to deal with teaching planning, we base ourselves on Vasconcellos (1995); Menegolla and Sant`anna (2014). We direct our attention to the educational planning and the brand of ethnic racial relations, because, we consider this theme has been invisibilizada, being necessary to widen the look at what has been developed around these themes. We aim to analyze how the process of insertion of ethnic-racial marks in the planning, sayings and actions of the teachers and the construction of the quilombola identity takes place. More specifically, we aim to identify which ethnic-racial themes are present in the educational planning; to verify with what intensity the ethnic-racial perspective is visualized in the planning of the teachers and to analyze what the teachers say and do about their planning proposals in relation to the construction of the quilombola identity. In the qualitative approach (ANDRÉ, 1995), as a methodological procedure we have the participant observation and instruments for data collection the semi-structured interview and the field diary, as analysis procedure the Content Analysis (MORAES, 1999; BARDIN 1977), the research participants are two teachers who work in early childhood education and early years of elementary education in a quilombola school. The results point to the invisibility of ethno-racial themes in teaching planning, implying that the intensity of the ethnic-racial perspective is reduced to the isolated treatment of the theme in the week of black conscience. Finally, we find that the words and actions of teachers do not allow the construction of the quilombola identity, these themes being absent in the school context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Dayana Maria da.pdf406,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons