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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44584
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Título : | Educação quilombola e a (in)visibilidade das marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres docentes na identidade quilombola. |
Autor : | SILVA, Dayana Maria da |
Palabras clave : | Quilombolas; Identidade étnica; Planejamento educacional |
Fecha de publicación : | 11-dic-2018 |
Citación : | SILVA, Dayana Maria da. Educação quilombola e a (in)visibilidade das marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres docentes na identidade quilombola. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | Esta pesquisa versa sobre as marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres docentes na Educação Quilombola. Tomamos como principais lentes teóricas para tratar das relações étnico raciais, Educação Quilombola e identidade: Gomes (2005); Munanga (2003, 2008); Silva (2007); Ferreira e Castilho (2014); para tratar do planejamento docente nos fundamentamos em Vasconcellos (1995); Menegolla e Sant`anna (2014). Direcionamos nosso olhar para o planejamento docente e a marca das relações étnico-raciais, pois consideramos que esta temática tem sido invisibilizada, sendo necessário ampliar o olhar para o que se tem desenvolvido em torno destas temáticas. Temos como objetivo analisar como ocorre o processo de inserção das marcas étnico-raciais nos planejamentos, dizeres e fazeres das docentes e a construção da identidade quilombola. De maneira mais específica, objetivamos identificar quais temáticas étnico-raciais estão presentes nos planejamentos docentes; verificar com que intensidade a perspectiva étnico-racial é visibilizada no planejamento das professoras e analisar o que dizem e fazem as docentes sobre suas propostas de planejamento em relação à construção da identidade quilombola. Nos pautamos na abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995), como procedimento metodológico para a coleta de dados a observação participante e a entrevista semiestruturada. Como procedimento de análise, a Análise de Conteúdo (MORAES, 1999, BARDIN 1977). As participantes da pesquisa são duas professoras que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em uma escola quilombola. Os resultados apontam para a invisibilidade das temáticas étnico-raciais nos planejamentos docentes, conferindo que a intensidade da perspectiva étnico-racial é reduzida ao trato isolado da temática na semana da consciência negra. Por fim, constatamos que os dizeres e fazeres docentes não possibilitam a construção da identidade quilombola, sendo essas temáticas ausentes no contexto escolar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44584 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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