Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44614

Compartilhe esta página

Título: Comparação de métodos de decomposição de amostras de sabonetes comerciais e determinação de Cd, Mg, Pb, Sr e Zn por ICP OES
Autor(es): TORRES, Briyitte Sofia Salazar
Palavras-chave: Química analítica; Decomposição; Preparo de amostra; Sabonete; Sabão
Data do documento: 4-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TORRES, Briyitte Sofia Salazar. Comparação de métodos de decomposição de amostras de sabonetes comerciais e determinação de Cd, Mg, Pb, Sr e Zn por ICP OES. 2022. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Neste trabalho foram avaliados quatro métodos de preparo de amostras para posterior determinação de Cd, Mg, Pb, Sr e Zn em oito amostras de sabonetes comerciais e uma amostra de sabão em pó. Os métodos avaliados foram: i) digestão por via úmida assistida por radiação micro-ondas ii) digestão por via úmida em sistema aberto com aquecimento convencional iii) decomposição por via seca usando forno tipo mufla iv) diluição da amostra (análise direta). A determinação dos elementos foi feita por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES). A avaliação da melhor condição para digestão das amostras foi escolhida a partir de um conjunto de testes realizados, onde o aquecimento convencional usando HNO3 1 mol/L com adição de H2O2 (30 % v/v) mostrou ser o método mais eficiente. Após a avaliação dos métodos de preparo de amostra, foi verificada a exatidão da metodologia através de testes de adição e recuperação dos analitos obtendo valores entre 83 e 118,9 % e desvio padrão relativo de até 18%, os quais estão dentro da faixa de aceitação. Os limites de detecção (LD) variaram de 1 x 10-5 mg/L a 189 mg/L e o de quantificação (LQ) de 5 x 10- 5 mg/L a 573 mg/L. Os valores de R2 variaram de 0,9950 a 0,9998, mostrando que todas as curvas apresentaram linearidade e as concentrações máximas determinadas (em μg/g) foram: Zn (537,54), Sr (9,71) e Mg (1119,04), os metais Pb e Cd, apresentaram concentrações abaixo do limite de detecção para todos os casos. Quanto aos elementos determinados, os sabonetes avaliados podem ser utilizados sem prejuízo à saúde pois os teores estão nos limites estabelecidos pela legislação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44614
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Briyitte Sofia Salazar Torres.pdf947.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons