Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44649

Compartilhe esta página

Título: Modelo baseado em mapas cognitivos fuzzy para avaliação estratégica para localização de uma unidade industrial na área de bebidas do agreste pernambucano.
Autor(es): FARIAS, Victor Amorim Porto
Palavras-chave: Mapas Cognitivos Fuzzy; Problema de localização; Lógica Fuzzy; Agregação de opiniões de especialistas; Instalação fabril
Data do documento: 17-Mai-2022
Citação: FARIAS, Victor Amorim Porto. MODELO BASEADO EM MAPAS COGNITIVOS FUZZY PARA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA PARA LOCALIZAÇÃO DE UMA UNIDADE INDUSTRIAL NA ÁREA DE BEBIDAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Existe o interesse em expandir a instalação de uma fábrica de bebidas, sendo necessário expandir por meio de uma nova instalação em um local diferente, por não haver espaço na atual instalação para fabricar outro tipo de bebida. Há inúmeros fatores que devem ser levados em consideração antes de decidir qual a localização certa para determinada instalação fabril, variando de acordo com a região. Os fatores podem ser relacionados a custos, sustentabilidade, políticas, infraestrutura, acessibilidades de matéria primas e transporte, culturas, mão de obra, tamanho de mercado, entre outras questões que influenciam em relação ao estudo de caso. Entender os fatores críticos presentes nas decisões pode contribuir de forma significativa para diminuir os riscos de erro durante a avaliação das opções disponíveis para a instalação. O que também contribui bastante para a diminuição desses riscos é entender e analisar as relações de contribuição que cada fator possui um com o outro. Diante dessa problemática, esse estudo de caso objetiva desenvolver um modelo que consiga agregar grande parte das opiniões dos especialistas entrevistados, acerca dos fatores, em um único lugar, e apresentar essas relações através da utilização da ferramenta Mapas Cognitivos Fuzzy e apoio da ferramenta Mental Modeler. Para tanto, um estudo de caso foi desenvolvido para validar os fatores que impactam na decisão de escolha do local mais apropriado para uma nova expansão de uma fábrica de bebidas, juntamente para saber se um fator contribui positivamente ou negativamente para outro fator em questão. Como resultado obtido, gerou-se mapas visualmente explicativos que apresentam essas conexões, sendo todas as ligações conhecidas. Contudo, os resultados obtidos com a utilização das ferramentas podem contribuir para decisões que busquem aumentar as chances do acerto da localização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44649
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL - TCC - VICTOR.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons