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Título : O Programa de Modernização da Gestão de Pernambuco: sua materialização na cidade de Caruaru.
Autor : SILVA, Viviane Rauane Bezerra
Palabras clave : Programa de Modernização da Gestão Pública de Pernambuco; Educação e Estado; Avaliação educacional
Fecha de publicación : 5-jul-2019
Citación : SILVA, Viviane Rauane Bezerra. O Programa de Modernização da Gestão de Pernambuco: sua materialização na cidade de Caruaru. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Este estudo tem como foco de investigação a política educacional materializada no Programa de Modernização da Gestão de Pernambuco: metas para educação presente no estado desde o ano de 2007. Apresenta como objetivo geral compreender a percepção dos professores do ensino fundamental e médio sobre o Programa de Modernização da Gestão, especificamente em relação ao Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Teoricamente o trabalho abordou temas relacionados a política, políticas públicas e educacionais, avaliação em larga escola e bonificação atrelada metas de desempenho. Metodologicamente adotou a pesquisa qualitativa enquanto fundamentação de base, e se utilizou da análise documental e de conteúdo como técnica de análise dos dados. O campo empírico da investigação ocorreu em 02 (duas) escolas da rede pública estadual de Pernambuco na cidade de Caruaru com realidades distintas onde uma recebeu o Bônus de Desempenho Educacional no ano base de 2018 e a outra não recebeu. Ao todo foram entrevistados 09 (nove) professores, 05 (cinco) participantes de uma escola que atingiu a meta estabelecida e 04 (quatro) participantes em uma escola que não alcançou a sua meta, por isso, não recebeu a bonificação. Além disso, todos os professores entrevistados lecionam disciplinas que não são avaliadas no Sistema de avaliação de Pernambuco. Os resultados revelaram que os professores das duas escolas concordam com o bônus em parte, colocando que se trata apenas de um incentivo e não uma real valorização dos professores, destacando que se a remuneração do professor fosse melhor não necessitaria de bonificação; já sobre a busca do bônus, existem professores das duas escolas que não buscam alcançar o bônus, bem como existem outros que o buscam de diferentes maneiras, e por fim todos os professores colocam a não concordância com a avaliação do SAEPE ser apenas nas disciplinas de português e matemática, levantando a importância das demais disciplinas, e o sentimento de serem deixados a margem na avaliação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44665
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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