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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44667

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFELL, André Felipe de Albuquerque-
dc.contributor.authorSILVA, Monique Fernanda-
dc.date.accessioned2022-06-07T18:11:31Z-
dc.date.available2022-06-07T18:11:31Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.date.submitted2022-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44667-
dc.description.abstractA Segunda Guerra Mundial foi um marco que transformou o cenário organizacional, com a transição na sociedade de uma Era Industrial para uma Era de Informação, graças ao desenvolvimento tecnológico, o aumento da comunicação e das informações por meios digitais. Esse contexto obrigou as empresas a modificarem seus modelos operacionais de modo a se manterem competitivas no mercado. Como resultado, o conhecimento tornou-se um ativo essencial para as organizações, pois passou a ser o principal ativo com o qual elas obteriam vantagem competitiva. Diante deste cenário, vários estudos sobre a Gestão do Conhecimento têm se tornado presentes entre os acadêmicos e o próprio ambiente empresarial. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco sobre a temática da Gestão do Conhecimento no período de 2015 a 2021. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa documental, de natureza quali-quantitativa, dos trabalhos recuperados no repositório Attena. Para tanto, executou-se uma análise documental de 10 Trabalhos de Conclusão de Curso, criteriosamente selecionados, primeiramente, sob a ótica dos paradigmas da Ciência da Informação de Capurro e Hjørland (2007), para em seguida, serem identificadas as abordagens e procedimentos metodológicos adotados, além dos autores mais citados com suas respectivas obras. Como principais resultados, foi possível observar que há uma queda quanto à produção acadêmica em Gestão do Conhecimento no curso de Gestão da Informação, tendo o maior quantitativo de trabalhos defendidos sobre o tema no ano de 2015. Além disso, notou-se o predomínio do paradigma social, com 60% do total, enquanto que os outros 40% foram enquadrados no paradigma cognitivo. Já em relação às abordagens metodológicas, identificou-se um percentual maior para os estudos de natureza qualitativa (50%) e quali-quantitativa (40%) e em relação às abordagens quanto aos fins, a abordagem exploratória (40%) e a exploratória-descritiva (30%) tiveram maior destaque. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo de caso foi o método de maior incidência nos trabalhos (50%). Em relação aos autores mais citados, notadamente, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi foram os principais autores referenciados e sua respectiva obra “Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação”. Ademais, acredita-se que esse mapeamento poderá contribuir com a disponibilização dos resultados encontrados nessa pesquisa a respeito de como os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Gestão da Informação sobre o tema Gestão do Conhecimento estão sendo produzidos e estruturados, bem como possivelmente ajudar em futuros trabalhos ou pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco sobre o assunto, bem como o meio acadêmico da área de um modo geral.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleUm estudo sobre o tema Gestão do Conhecimento nos Trabalhos de Conclusão de Curso em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco no período de 2015 a 2021pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1601616623669281pt_BR
dc.description.abstractxThe Second World War was a milestone that transformed the organizational scenario, with the transition in society from an Industrial Age to an Information Age, thanks to technological development, the increase in communication and information by digital means. This context forced companies to modify their operating models in order to remain competitive in the market. As a result, knowledge has become an essential asset for organizations, as it has become the main asset with which they would gain competitive advantage. Given this scenario, several studies on Knowledge Management have become present among academics and the business environment itself. Therefore, the present study aims to analyze the Undergraduate thesis in Information Management at the Federal University of Pernambuco on the subject of Knowledge Management in the period from 2015 to 2021. To achieve this objective, a documentary research was carried out, qualitative-quantitative nature, of the works retrieved in the Attena repository. For that, a documental analysis of 10 Course Conclusion Papers was carried out, carefully selected, firstly, from the perspective of the paradigms of Information Science by Capurro and Hjørland (2007), and then the methodological approaches and procedures were identified. adopted, in addition to the most cited authors with their respective works. As main results, it was possible to observe that there is a drop in academic production in Knowledge Management in the Information Management course, with the largest number of works defended on the subject in the year 2015. In addition, the predominance of the social paradigm, with 60% of the total, while the other 40% were framed in the cognitive paradigm. Regarding the methodological approaches, a higher percentage was identified for studies of a qualitative nature (50%) and qualitative-quantitative (40%) and in relation to approaches regarding the ends, the exploratory approach (40%) and the exploratory -descriptive (30%) were more prominent. Regarding the methodological procedures, the case study was the method with the highest incidence in the works (50%). Regarding the most cited authors, notably, Ikujiro Nonaka and Hirotaka Takeuchi were the main authors referenced and their respective work “Knowledge creation in the company: how Japanese companies generate the dynamics of innovation”. In addition, it is believed that this mapping may contribute to the availability of the results found in this research regarding how the Undergraduate thesis of the Information Management course on the topic of Knowledge Management are being produced and structured, as well as possibly helping in future works or research developed at the Federal University of Pernambuco on the subject, as well as the academic environment of the area in general.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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