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Título : Um estudo sobre o tema Gestão do Conhecimento nos Trabalhos de Conclusão de Curso em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco no período de 2015 a 2021
Autor : SILVA, Monique Fernanda
Palabras clave : Gestão do Conhecimento; Gestão da Informação; Trabalho de Conclusão de Curso; TCC; Universidade Federal de Pernambuco
Fecha de publicación : 20-may-2022
Resumen : A Segunda Guerra Mundial foi um marco que transformou o cenário organizacional, com a transição na sociedade de uma Era Industrial para uma Era de Informação, graças ao desenvolvimento tecnológico, o aumento da comunicação e das informações por meios digitais. Esse contexto obrigou as empresas a modificarem seus modelos operacionais de modo a se manterem competitivas no mercado. Como resultado, o conhecimento tornou-se um ativo essencial para as organizações, pois passou a ser o principal ativo com o qual elas obteriam vantagem competitiva. Diante deste cenário, vários estudos sobre a Gestão do Conhecimento têm se tornado presentes entre os acadêmicos e o próprio ambiente empresarial. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco sobre a temática da Gestão do Conhecimento no período de 2015 a 2021. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa documental, de natureza quali-quantitativa, dos trabalhos recuperados no repositório Attena. Para tanto, executou-se uma análise documental de 10 Trabalhos de Conclusão de Curso, criteriosamente selecionados, primeiramente, sob a ótica dos paradigmas da Ciência da Informação de Capurro e Hjørland (2007), para em seguida, serem identificadas as abordagens e procedimentos metodológicos adotados, além dos autores mais citados com suas respectivas obras. Como principais resultados, foi possível observar que há uma queda quanto à produção acadêmica em Gestão do Conhecimento no curso de Gestão da Informação, tendo o maior quantitativo de trabalhos defendidos sobre o tema no ano de 2015. Além disso, notou-se o predomínio do paradigma social, com 60% do total, enquanto que os outros 40% foram enquadrados no paradigma cognitivo. Já em relação às abordagens metodológicas, identificou-se um percentual maior para os estudos de natureza qualitativa (50%) e quali-quantitativa (40%) e em relação às abordagens quanto aos fins, a abordagem exploratória (40%) e a exploratória-descritiva (30%) tiveram maior destaque. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo de caso foi o método de maior incidência nos trabalhos (50%). Em relação aos autores mais citados, notadamente, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi foram os principais autores referenciados e sua respectiva obra “Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação”. Ademais, acredita-se que esse mapeamento poderá contribuir com a disponibilização dos resultados encontrados nessa pesquisa a respeito de como os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Gestão da Informação sobre o tema Gestão do Conhecimento estão sendo produzidos e estruturados, bem como possivelmente ajudar em futuros trabalhos ou pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Pernambuco sobre o assunto, bem como o meio acadêmico da área de um modo geral.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44667
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

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