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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44690
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Título: | Uso do júri simulado como atividade avaliativa que mobiliza ações argumentativas no ensino de química. |
Autor(es): | SILVA JÚNIOR, Vladimir Cavalcanti da |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem; Argumentação; Júri simulado |
Data do documento: | 27-Abr-2022 |
Citação: | SILVA JÚNIOR, Vladimir Cavalcanti. Uso do júri simulado como atividade avaliativa que mobiliza ações argumentativas. 2022. Trabalho de conclusão de curso em química - licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A avaliação da aprendizagem consiste no ato de investigar a construção do conhecimento, com o intuito de auxiliar o professor na tomada de decisão, proporcionando ao mesmo reforçar a sua prática ou reorientá-la. Diante disso, acreditamos que os instrumentos avaliativos devem ser diversificados, com atividades que envolvam ações que promovam argumentação, como por exemplo o júri simulado, que por ser uma atividade em que o discurso argumentativo se faz presente, pode mobilizar ações discursivas. Essas ações discursivas podem ser classificadas em três planos, argumentativo, pragmático e epistêmico. Além disso, podem ser instrumentos de avaliação utilizados pelo professor para conhecer a construção do conhecimento em química. Assim, este trabalho surge no intuito de compreender quais ações argumentativas emergentes de um júri simulado, podem ser utilizadas pelo professor como instrumento avaliativo do processo de construção do conhecimento de química orgânica de licenciandos do curso de Química - Licenciatura da UFPE/CAA? Diante disso, a metodologia foi pensada para descrever a elaboração da atividade do júri simulado através de uma entrevista com a professora e, entender como os alunos mobilizam os seus conhecimentos para desenvolver ações discursivas e analisar nas ações discursivas aspectos passíveis a ser considerados na avaliação a partir da vivência do júri simulado. Percebemos que a professora elaborou o júri simulado com vista a desenvolver a argumentação e criou espaços em que os alunos podem interagir e construir os seus argumentos através da mobilização dos conhecimentos aprendidos. Neste júri simulado, selecionamos 4 ações discursivas, nas quais detectamos aspectos que são pertencentes ao plano epistêmico. Essas ações permitiram aos pesquisadores e a professora da disciplina perceber como os alunos aprenderam o conteúdo de halocompostos abordado no júri simulado. Porém, percebemos que as relações que os alunos estabeleceram entre conhecimento químico e os argumentos construídos foi limitada. Concluindo que há uma necessidade de a professora intervir no júri simulado solicitando aos alunos que tragam em seus argumentos elementos que permitam conhecer melhor a aprendizagem dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44690 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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