Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707

Compartilhe esta página

Título: Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE
Autor(es): SILVA, Suzana Borba da
Palavras-chave: Formação de Professores – Licenciatura em Música; Saberes Docentes; Representações Sociais; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Suzana Borba da. Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE. 2021
Abstract: A presente investigação objetivou compreender o processo de formação inicial de professores de música, com base na análise das representações sociais de formação compartilhadas pelos licenciandos em Música da UFPE. Para tanto, tomamos como referência os estudos de formação inicial de professores de música de Bellochio (2003, 2016); Del Ben (2003a, 2003b); Penna (2007, 2014), assim como a perspectiva dos saberes docentes de Tardif (2010). Também adotamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada pelo psicólogo social francês Serge Moscovici em 1961, e particularmente a Teoria do Núcleo Central (TNC) ou Abordagem Cognitivo-Estrutural formalmente delineada pelo psicólogo francês Jean Claude-Abric, em 1976. Norteada pelo enfoque qualitativo online em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia do Novo Coronavírus - COVID- 19, desenvolvemos a pesquisa dentro de uma perspectiva plurimetodológica que consistiu no emprego de três etapas distintas, todavia interdependentes, realizadas com a associação de mais de um instrumento de recolha de dados. A primeira etapa consistiu em uma análise documental da matriz curricular que norteia o curso de Licenciatura em Música da UFPE. Os resultados indicaram que a base teórico-epistemológica que norteia a proposta curricular do curso, recentemente reestruturada e ampliada, encontra-se em consonância com os documentos, quais sejam: a Resolução CNE/CES no 2, de 8 de março de 2004, o Parecer CNE/CES no 195, de 5 de agosto de 2003, a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, e a Resolução 12/2008. Contudo, ao analisarmos a disposição dos conhecimentos curriculares por intermédio dos estudos de Pires (2015) e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), identificamos a predominância dos conhecimentos disciplinares, sobretudo os instrumentais seguidos das disciplinas composicionais e dos fundamentos teóricos, musicológicos e etnomusicológicos. Na segunda etapa empregamos a versão online da Técnica de Associação Livre a partir de um formulário criado no aplicativo Google Forms, realizada com 48 discentes matriculados regularmente entre o 1o e 8o períodos do curso de Licenciatura em Música da UFPE. As evocações foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ e as entrevistas semiestruturadas nas quais tivemos acesso ao campo semântico das representações sociais dos estudantes. Tais representações encontram-se alicerçadas, em maior quantitativo, na categoria musical que agrupa elementos específicos, ou seja, os saberes disciplinares da docência em música, acompanhados pela categoria pedagógica. A partir da análise de similitude acessamos detalhadamente a estrutura gráfica da representação social onde identificamos que o possível núcleo central é constituído pelas expressões didática e amor inseridos nas categorias pedagógica e afetiva. Na terceira etapa da investigação, por intermédio da observação das frequências e justificativas dos termos mais relevantes na Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), o emprego da Análise de Frequências Múltiplas e a Nuvem de Palavras, identificamos que o núcleo central das representações dos licenciados na formação inicial do professor especialista em música encontra-se fundamentada na dimensão normativa, pois o cerne da representação envolve circunstâncias de dimensão ideológica, social e socioafetiva.
Descrição: MORAIS, Rejane Dias da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Rejane Dias da.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons