Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44712

Compartilhe esta página

Título: Uma história em quadrinhos interativa: potencialidades para o ensino de química.
Autor(es): OLIVEIRA, Sandrelly Karolayne de
Palavras-chave: Ensino de química; História em quadrinhos; Transformações físicas e químicas
Data do documento: 23-Mai-2022
Abstract: O presente trabalho apresenta o relato de uma estratégia de ensino que se deu através de uma dinâmica desenvolvida com a aplicação de uma história em quadrinhos interativa. Considerando as HQs como um recurso que pode, a partir do seu aspecto lúdico e linguagem informal, auxiliar no processo de ensino aprendizagem do educando, desta forma, buscamos compreender como a utilização de uma história em quadrinhos de caráter interativo pode influenciar no processo de aprendizagem do conteúdo químico transformações físicas e químicas. Para tanto, o trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados a partir do registro em áudio e vídeo capturando as interações discursivas dos estudantes, de uma turma de 1° ano do ensino médio, durante a leitura coletiva da HQ. Logo, a análise dos dados segue os critérios da análise dialógica do discurso e análise microgenética visando, através da análise dos discursos desenvolvidos entre os alunos, compreender a progressão do desempenho do estudante durante sua imersão e interação na dinâmica desenvolvida com a leitura da HQ. Ao final das análises dos discursos foi possível notar que a utilização da HQ proporcionou uma maior interação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das discussões e proposições de hipóteses entre eles, desse modo, a HQ se apresenta como um recurso interessante a ser utilizado para a apresentação dos conteúdos científicos em química, pois pode, favorecer o processo de ensino aprendizagem auxiliando na construção e reconstrução do conhecimento, a partir da ressignificação do mesmo, além de contribuir para a aprendizagem ativa do educando.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44712
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-2-SANDRELLY 2022 modif. (4).pdf7,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons