Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44737

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, Geymeesson Brito da-
dc.date.accessioned2022-06-14T12:16:55Z-
dc.date.available2022-06-14T12:16:55Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationSILVA, Geymeesson Brito da. Bem-estar do Indivíduo, Consciência de Saúde e Hábitos Alimentares Saudáveis como Antecedentes do Consumo de Alimentos Orgânicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44737-
dc.description.abstractEsse estudo buscou investigar a influência do bem-estar do indivíduo, da consciência de saúde e dos hábitos alimentares saudáveis sobre o consumo de alimentos orgânicos. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um survey online (questionário), distribuído pela técnica snowball (bola de neve). A amostra obteve 402 respondentes e utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os dados adivinhos da pesquisa foram tratados por meio de técnicas estatísticas de natureza univariada e multivariada direcionados à investigação fatorial e regressão linear, sendo analisados com o auxílio dos softwares estatísticos Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e AMOS. Os resultados obtidos destacam que o consumo de alimentos orgânicos é influenciado pelo bem-estar do indivíduo e pelos hábitos alimentares saudáveis. Adicionalmente, destaca-se o papel de influência da consciência de saúde na adoção de hábitos alimentares saudáveis. Dentre os resultados alcançados, considera-se que o bem-estar do indivíduo influencia positivamente o consumo de alimentos orgânicos, atuando como um importante antecedente, exercendo uma relação considerável no consumo desses alimentos e a consciência de saúde não apresenta influência sobre o consumo de alimentos orgânicos, além de demonstrar que os hábitos alimentares saudáveis apresentaram uma relação positiva para o consumo de alimentos orgânicos. Ademais, a pesquisa apresenta contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que não foi encontrado nenhum estudo semelhante nas bases de pesquisas consultadas que correlacionasse, conjuntamente, os construtos propostos nesta investigação. Sendo assim, a pesquisa aprimora ainda mais o entendimento a respeito do consumo orgânico, corroborando com a ampliação dos conhecimentos sobre o bem-estar do indivíduo, a consciência de saúde e os hábitos alimentares saudáveis, além de contribuir para estudos da literatura e o avanço nas pesquisas relacionadas ao consumo de alimentos orgânicos. Em relação às contribuições práticas, as empresas e/ou profissionais de marketing poderão utilizar as informações desta pesquisa, para aumentar a compreensão sobre a percepção do consumo de alimentos orgânicos e seus potenciais consumidores, buscando conquistar essa parcela no mercado e atender melhor às necessidades e desejos desses consumidores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlimentos orgânicospt_BR
dc.subjectBem-estar socialpt_BR
dc.subjectHábitos de saúdept_BR
dc.titleBem-estar do Indivíduo, Consciência de Saúde e Hábitos Alimentares Saudáveis como Antecedentes do Consumo de Alimentos Orgânicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7331740582805322pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to investigate the influence of individual well-being, health awareness and healthy eating habits on the consumption of organic foods. In order to achieve this objective, a descriptive quantitative research was carried out, using non-probabilistic sampling. Data collection was carried out through an online survey (questionnaire), distributed by the snowball technique. The sample obtained 402 respondents and the Structural Equation Modeling was used for data analysis. The survey data were treated using statistical techniques of univariate and multivariate nature directed to factorial investigation and linear regression, being analyzed with the aid of statistical software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and AMOS. The results obtained highlight that the consumption of organic foods is influenced by the individual's well-being and healthy eating habits. Additionally, the role of health awareness in the adoption of healthy eating habits is highlighted. Among the results achieved, it is considered that the individual's well-being positively influences the consumption of organic foods, acting as an important antecedent, exerting a considerable relationship in the consumption of these foods and health awareness has no influence on food consumption. organic foods, in addition to demonstrating that healthy eating habits had a positive relationship with the consumption of organic foods. Furthermore, the research presents theoretical and practical contributions. With regard to theoretical contributions, it appears that no similar study was found in the research bases consulted that jointly correlated the constructs proposed in this investigation. Therefore, the research further improves the understanding of organic consumption, corroborating the expansion of knowledge about the individual's well-being, health awareness and healthy eating habits, in addition to contributing to studies in the literature and the advancement in research related to the consumption of organic foods. In relation to practical contributions, companies and/or marketing professionals may use the information from this research to increase understanding of the perception of consumption of organic foods and their potential consumers, seeking to conquer this share in the market and better meet the needs and desires of these consumers.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Geymeesson Brito da Silva.pdf843,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons