Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44807

Comparte esta pagina

Título : A tutela jurídica do refugiado em espaços integrados: um estudo comparado entre Mercosul e União Europeia
Autor : OLIVEIRA, Marcel Silva
Palabras clave : Direito Internacional dos Refugiados; União Europeia; Mercosul; Refugiados sírios; Refugiados venezuelanos
Fecha de publicación : 3-may-2022
Citación : OLIVEIRA, Marcel Silva. A tutela jurídica do refugiado em espaços integrados: um estudo comparado entre Mercosul e União Europeia. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : A procura por refúgio não arrefeceu no século XXI, diante das perseguições sofridas por diferentes grupos dentro de seus países de origem. Ao mesmo tempo, a sociedade internacional observou um progressivo estreitamento dos laços entre Estados vizinhos, o que se refletiu na consolidação de blocos regionais caracterizados pela convergência de decisões em matéria política, econômica e jurídica. Neste panorama, o presente trabalho pretende investigar, através da pesquisa documental e bibliográfica, as normas que compõem o Direito Internacional dos Refugiados, bem como as iniciativas gestadas no âmbito de dois processos de integração regional – a União Europeia e o Mercosul – para proteger os imigrantes enquadrados no regime do refúgio. Por último, com o objetivo de esclarecer a efetividade prática desses instrumentos, realizou-se um estudo de caso baseado na recepção dos refugiados sírios e dos refugiados venezuelanos pelos blocos europeu e sul-americano, respectivamente, durante as crises migratórias que abalaram esses continentes. Após a análise dos dados coletados, inferiu-se que a Convenção de Genebra de 1951 e o Protocolo de Nova Iorque de 1967 constituem os principais marcos normativos da tutela internacional do refugiado, o qual teve seu conceito alargado por documentos de alcance regional – a Convenção da Organização da Unidade Africana de 1969 e a Declaração de Cartagena de 1984. A União Europeia e o Mercosul, por sua vez, encontram-se em estágios distintos de harmonização legislativa, conquanto o estudo de caso tenha demonstrado a necessidade de ambos reforçarem seus sistemas jurídicos em prol de uma resposta coordenada às diversas solicitações de refúgio recebidas pelos Estados membros.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44807
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Marcel Silva Oliveira.pdf448,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons