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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44832

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorARAUJO, Jessica Alexandre-
dc.date.accessioned2022-06-22T12:02:22Z-
dc.date.available2022-06-22T12:02:22Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.date.submitted2022-06-21-
dc.identifier.citationARAUJO, Jessica Alexandre. Plantas Medicinais na Cosmética - uma boa temática para o ensino de Química contextualizado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44832-
dc.description.abstractO desinteresse dos alunos pelas aulas de química tem ligação direta com a fragmentação dos conteúdos químicos e em como as aulas são ministradas. Uma das alternativas para o combate dessa realidade é o ensino de química contextualizado, ou seja, o uso de temáticas que abordem a realidade e o contexto do aluno no qual está inserido, pois favorece o protagonismo do estudante na construção de seu conhecimento. Durante o cumprimento da quarentena da pandemia da Covid 19, toda população precisou ficar em casa e com isso algumas pessoas manteve seus cuidados diários com a pele a partir de receitas caseiras, que apresenta em boa parte dos ingredientes as plantas medicinais. Com isso, este trabalho teve como objetivo avaliar como a temática cosmética, a partir de misturas caseiras com plantas medicinais pode auxiliar alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola de referência da rede pública de Lajedo-PE, na construção de materiais de divulgação científica sobre princípios ativos, uso e cosmetologia de plantas. Foi utilizada como metodologia uma oficina temática sobre a química das máscaras cosméticas caseiras, abordando as plantas medicinais Açai (Euterpe oleracea) e Camomila (Matricaria chamomilla), em que foram apresentadas as propriedades antioxidante, anti-inflamatória e seus princípios ativos, discutindo-se também os conceitos de pH e álcool. Durante as discussões identificou-se equívocos conceituais sobre estes conteúdos, como também a dificuldade que os alunos têm em relacionar conteúdos químicos com o seu cotidiano. Analisando os resultados da oficina percebe-se, através das falas dos alunos, que a oficina contribuiu positivamente quanto às dificuldades iniciais de conceituação e relação, auxiliando os estudantes a produzir vídeos criativos como material de divulgação científica sobre as plantas medicinais Cacau (Theobroma cacao L.) e Nogueira-Comum (Juglans Regia L.). De modo semelhante, observou-se uma postura mais crítica e ativa dos estudantes durante a oficina. Sendo assim, é de extrema importância o uso de temáticas reais e atuais como alternativa de um ensino de química mais motivante e engajador, o que pode favorecer o processo de aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titlePlantas Medicinais na Cosmética - uma boa temática para o ensino de Química contextualizadopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4909282234916641pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxThe students' lack of interest in chemistry classes is directly linked to the fragmentation of chemical content and to how classes are taught. One of the alternatives to combat this reality is the contextualized teaching of chemistry, that is, the use of themes that address the reality and context of the student in which they are inserted, as it favors the student's protagonism in the construction of their knowledge. During the fulfillment of the quarantine of the Covid 19 pandemic, the entire population had to stay at home and with that some people maintained their daily skin care from homemade recipes, which present in most of the ingredients medicinal plants. With this, this work aimed to evaluate how the cosmetic theme, from homemade mixtures with medicinal plants, can help students of the 3rd year of high school from a reference school in the public network of Lajedo-PE, in the construction of dissemination materials. scientific research on active ingredients, use and cosmetology of plants. A thematic workshop on the chemistry of homemade cosmetic masks was used as a methodology, approaching the medicinal plants Açai (Euterpe oleracea) and Chamomile (Matricaria chamomilla), in which the antioxidant and anti-inflammatory properties and their active principles were discussed, discussing also the concepts of pH and alcohol. During the discussions, conceptual misconceptions about these contents were identified, as well as the difficulty that students have in relating chemical contents with their daily lives. Analyzing the results of the workshop, it can be seen, through the students' statements, that the workshop contributed positively to the initial difficulties of conceptualization and relationship, helping students to produce creative videos as scientific dissemination material about medicinal plants Cacau (Theobroma cacao L .) and Common walnut (Juglans Regia L.). Similarly, a more critical and active attitude of students was observed during the workshop. Therefore, it is extremely important to use real and current themes as an alternative for a more motivating and engaging chemistry teaching, which can favor the student's learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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