Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44863

Comparte esta pagina

Título : Resistência do concreto após incêndio : comparação entre os ensaios de ultrassom e destrutivos na determinação das propriedades mecânicas do material
Autor : SILVA, Willian Menezes da
Palabras clave : Engenharia Civil; Ultrassom; Concreto; Incêndio; Propriedades mecânicas
Fecha de publicación : 26-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Willian Menezes da. Resistência do concreto após incêndio: comparação entre os ensaios de ultrassom e destrutivos na determinação das propriedades mecânicas do material. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo avaliar o teste de ultrassom, ensaio não destrutivo, na determinação das propriedades mecânicas de um concreto convencional pós-incêndio. Propriedades como resistência à compressão e módulo de elasticidade foram determinadas através dos ensaios mecânicos tradicionais (destrutivos) e através da medição da velocidade do pulso de ultrassom (VPU), medida através do aparelho de ultrassom. Foram avaliadas 17 equações da literatura, tanto nacional como internacional, que relacionam as propriedades mecânicas do concreto com a VPU. Um total de 30 corpos de prova e 3 pilares de concreto foram ensaiados com temperaturas que variaram de 868 à 1010°C. Verificou-se com os resultados que é possível a utilização do ensaio de ultrassom para estimar as propriedades pós- incêndio do concreto, com erros percentuais geralmente abaixo de 10%, dando subsídio para ter uma estimativa da integridade do material pós incêndio. Também foram avaliadas as fissuras, spalling e a coloração das amostras no decorrer dos ensaios.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44863
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Willian Menezes da Silva.pdf2,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons