Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44899
Compartilhe esta página
Título: | A utilização do Instagram como um recurso para promoção da autorregulação da aprendizagem. |
Autor(es): | SILVA, Thaynara Sabrina Guedes da |
Palavras-chave: | Autorregulação da aprendizagem; Interação; Instagram |
Data do documento: | 31-Mai-2022 |
Abstract: | A Aprendizagem Autorregulada pode ser definida como a capacidade de organizar pensamentos, sentimentos e ações para assim alcançar metas e objetivos pessoais. No entanto, apesar de ser um processo autoiniciado no aprendiz, a Autorregulação da Aprendizagem (ARA) pode ter sua promoção ampliada por fatores externos, como a ação docente, os colegas de turma e, porque não dizer, pelas redes sociais. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a interação com o público abordando a temática da ARA no perfil do Instagram do @gpehcc (Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica) a partir da proposta de ação do programa Aprendiz Motiva. Além deste objetivo geral, buscou-se, também, identificar o interesse do público pela temática da ARA, os elementos que produziram mais questionamentos e interações e, por fim, a dinâmica de interação a partir das postagens no Instagram. A produção do material utilizado nas postagens no Instagram foi acompanhada pelo grupo de pesquisa LabFol, (CAA/UFPE), o que possibilitou a adequação de cores, imagens e texto nos cards criados para as postagens. As publicações aconteceram em um período de 5 semanas e abordaram 4 temas principais. O primeiro tema, Introdução a Autorregulação da Aprendizagem, se propôs a apresentar a ARA e seus componentes principais como a motivação, cognição e metacognição. Os segundo e terceiro temas objetivaram apresentar a importância de algumas atitudes para melhorar o desempenho nos estudos, foram eles Dicas para Produtividade nos Estudos e Benefícios do Ambiente. O Processo de Autoavaliação foi o tema que fechou o conjunto de postagens que envolveu, além de cards e texto no feed do canal @gpehcc, diversas estratégias de interação com os seguidores por meio de publicação de stories para todas as temáticas. Os resultados encontrados mostram o interesse do público pela temática da ARA, principalmente por um dos elementos da autorregulação: a motivação. O presente trabalho deixa claro a importância de se ampliar o espaço de aprendizagem, podendo então promover a autorregulação por meio de uma rede social muito utilizada atualmente que é o Instagram. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44899 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO UM RECURSO PARA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons